Depois de um fim de semana com predomínio de tempo firme e ensolarado na Região Sul, novas áreas de instabilidade voltaram a provocar chuvas entre Santa Catarina e o Paraná durante a madrugada. Os maiores acumulados até o momento foram registrados em São Mateus do Sul-PR com 23mm e em General Carneiro-PR e Rio Negrinho-SC com cerca de 20mm.
Segundo previsão da Somar, no decorrer desta segunda-feira a chuva se espalha pelos demais pontos do Paraná e oeste catarinense. Mas na maior parte de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, apesar do aumento da nebulosidade, segue a condição de tempo firme. E mesmo com a presença do sol e ventos que sopram do quadrante norte, a tarde segue com temperaturas amenas na Região.
Na terça-feira o dia já começa com céu encoberto e chuva no oeste e norte do Paraná. No decorrer do dia as instabilidades se espalham pela Região e a chuva atinge também Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. “Há risco para temporais nos três Estados, mas sobre o norte paranaense a chuva será mais intensa e generalizada”, diz o meteorologista Diogo Arsego. Os termômetros sobem um pouco, mas segue a condição de frio no começo do dia e temperaturas amenas no período da tarde.
A passagem de uma frente fria mantém o tempo instável durante a quarta-feira entre o norte do Rio Grande do Sul e Paraná. Nessas áreas, o dia será de céu encoberto, chuva a qualquer momento do dia e risco de temporais. Já na metade sul gaúcha, a entrada de uma massa de ar mais seco e frio volta a deixar o tempo firme e provoca declínio nas temperaturas. Os ventos que sopram do quadrante sul intensificam a sensação de frio durante a madrugada e noite e as temperaturas do período da tarde ficam ainda mais baixas.
Na quinta-feira, a frente fria se afasta do Sul do Brasil e o tempo volta a ficar firme em toda a Região. No entanto, a partir da noite de sexta-feira novas áreas de instabilidade se formam no Paraguai e voltam a provocar pancadas de chuva entre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.