• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Intenção de consumo das famílias recua

Intenção de consumo das famílias recua

criado em: 21/05/2013,
última modificação: 21/05/2013 by Rita Carandina

Rio de Janeiro – A disposição de consumo dos brasileiros caiu pelo terceiro mês consecutivo. O dado foi apurado na pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada hoje (21), referente a maio, produzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com os dados, houve recuo de 2,2% em comparação com abril e retração de 6,2% em relação a maio de 2012.

O índice está em seu menor nível na série iniciada em janeiro de 2010. Segundo a CNC, o principal fator que contribui na queda da intenção de consumo é o comprometimento da renda das famílias, causado por endividamento e inadimplência ainda elevados, e inflação mais alta registrada nos primeiros meses do ano.

Para o economista Bruno Fernandes, da CNC, o governo vem adotando as medidas corretas em relação à economia, mas fatores exógenos como secas ou enchentes – que provocam a quebra nas safras de alimentos, incluindo a histórica alta do tomate – estão afetando negativamente o resultado da política de combate à inflação.

“O governo está acertando. O aumento no preço dos alimentos é um fator exógeno. A equipe econômica vem tomando as medidas corretas, mas esse choque de oferta não está ao alcance do governo. As medidas de consumo do passado tiveram efeito e evitaram uma desaceleração mais forte da economia.”

Fernandes destacou que o repique inflacionário dos primeiros meses de 2013, aliado à manutenção do endividamento e à perda de vigor do mercado de trabalho, contribui para o enfraquecimento no comércio. “Já vem sendo mostrada uma queda nas vendas do comércio, pelos dados do IBGE. As vendas no varejo estão desacelerando”, explicou.

De acordo com o economista, esse processo tende a se alongar nos próximos meses, mas a CNI espera um cenário mais favorável para o segundo semestre, com redução da inflação e do endividamento, o que deve favorecer o comércio. “No entanto, o cenário não será tão positivo quanto o que registramos nos anos anteriores. Esperamos um crescimento de 4,5% para este ano, bem abaixo do que tivemos no passado”, ressalvou.

Na visão do economista, a menor pressão inflacionária no segundo semestre será influenciada pelo preço dos alimentos. “Esperamos um cenário inflacionário mais favorável, o que já vem sendo mostrado no preço dos alimentos, com uma desaceleração que deve se manter ao longo do segundo semestre”, explicou.

De acordo com ele, o ritmo mais fraco das famílias em termos de consumo permitirá que cumpram os seus compromissos ao longo dos próximos meses. A combinação permitirá um nível mais baixo de endividamento e de comprometimento de renda, “permitindo que elas voltem a consumir.” Os dados completos da pesquisa da CNC sobre a tendência de consumo das famílias podem ser baixados no site da instituição.

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Edição: Davi Oliveira

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resultado da Loteria Federal

Resultado da Loteria Federal 6035 Quarta-feira, 21/01/2026

Resultado da Loteria Federal extração 6035, sorteio foi realizado na Quarta-feira dia 21/01/2026 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo: Números Sorteados na Loteria Federal 6035PrêmioBilheteValor … [Ler Mais...] sobreResultado da Loteria Federal 6035 Quarta-feira, 21/01/2026

Resumo “Três Graças” 22/01: Ferette ouve conversa entre Zenilda e Xênica

Resumo da novela "Três Graças" em 22/01: no capítulo 082(*) da novela, ao saber da prisão de Zé Maria, Rogério decide adiar a denúncia da Casa de Farinha. Samira se preocupa com a mudança de Raul para … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 22/01: Ferette ouve conversa entre Zenilda e Xênica

Resumo “Coração Acelerado” 22/01: Naiane gosta do trabalho de Eduarda como stylist

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 22/01: no capítulo 010(*) da novela, João Raul é ríspido com Agrado, que não consegue se revelar para o cantor. O segurança chama a polícia para conter Agrado, … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 22/01: Naiane gosta do trabalho de Eduarda como stylist

Resumo “Êta Mundo Melhor” 22/01: Cunegundes aprova a proposta de Tamires para seu musical

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 22/01: no capítulo 172(*) da novela, Estela se preocupa com a reação de Anabela à revelação de sua maternidade. Picolé sofre ao ser afastado de Maria Pureza. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 22/01: Cunegundes aprova a proposta de Tamires para seu musical

Resumo “Terra Nostra” 22/01: Maria do Socorro levanta-se para o batizado de seu filho

Resumo da novela "Terra Nostra" em 22/01: no capítulo 115(*) da novela, Maria do Socorro recobra os sentidos; a febre passou. Paola resolve quebrar o resguardo e controlar o trabalho na fábrica de … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 22/01: Maria do Socorro levanta-se para o batizado de seu filho

Copyright © 2026 ·

%d