O ar mais seco voltou a predominar sobre o Sudeste e nesta época do ano isso significa grande amplitude térmica: ou seja, grande diferença entre a temperatura mínima e a máxima num mesmo dia. Ontem, por exemplo, foram registrados valores próximos dos 29ºC, a exemplo de Barretos. Já a quinta-feira começou fria, com termômetros na casa dos 12ºC em Campinas, 13°C na Capital e 14ºC em Ribeirão Preto e São Carlos. Além disso, o dia amanheceu sem nuvens na maior parte do Estado, apenas com formação de névoa úmida entre a Grande São Paulo, litoral e os Vales do Paraíba e do Ribeira.
Junto com o tempo seco retornaram os problemas típicos da estação. O nevoeiro é um destes problemas, já que há a chamada inversão térmica. Normalmente, a temperatura cai com a altitude. Entretanto, em dias de inversão térmica, acontece o contrário, a temperatura sobe com a altura. O ar frio, que está em cima é pesado, e fica perto do chão, recebendo a poluição dos carros e indústrias. Já o ar mais quente, fica mais acima algumas centenas de metros. Como ele é mais leve, ela fica por lá, mesmo.
“Percebe-se que não há troca do ar frio, pesado e poluído com o ar mais quente, leve e menos poluído. Portanto, não há movimentação deste ar nem na horizontal, nem na vertical, piorando consideravelmente a dispersão dos poluentes”, completa Celso Oliveira.
O outro é a umidade. Ontem o índice já caiu no norte do Estado de São Paulo. Na estação do Inmet em Ariranha, região de Catanduva, ela chegou a 39%. Apesar de não entrar em estado de atenção, moradores da cidades enfrentaram um valor bem abaixo do ideal, que é de 60%. E a tendência é de que a umidade do ar permaneça baixa no norte do Estado e caia nas demais regiões do Estado nos próximos dias.
Fora esses inconvenientes do tempo seco, muita gente fica feliz com o dia ensolarado, principalmente no fim de semana. E a notícia é boa. Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão é de sol para todo o Estado de São Paulo nos próximos dias. Além disso, a expectativa é de grande amplitude térmica. Ou seja, os dias começam frios, mas as temperaturas sobem e a sensação térmica fica agradável durante as tardes.