As fortes chuvas que acontecem na região Norte do Brasil no mês de fevereiro fizeram o nível do Rio Acre subir desde o fim de semana. De domingo para segunda-feira o rio chegou a 14 metros e cerca de 13 famílias foram levadas para abrigos no Parque de Exposição de Rio Branco-AC. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre o limite para inundações na capital é de 12 metros, nas medições feitas hoje o nível baixou um pouco, mas o rio ainda está em 13,60 metros.
Nos últimos 12 dias a capital acriana recebeu chuvas fortes, o acumulado chega 166mm ou seja, 58% de toda a chuva esperada para o mês, pois a média mensal é de 258mm. Além disso, janeiro foi um período de chuvas acima da média na cidade, pois o acumulado chegou a 312mm, ultrapassando o normal que seriam 287mm. Os bombeiros e a Defesa Civil do Estado estão em alerta, pois segundo um levantamento feito pelos órgãos, pelo menos três mil famílias vivem em área de risco em Rio Branco-AC.
Pelo menos até domingo tem previsão de chuva para todo o Estado, a partir de amanhã ocorrem chuvas típicas de verão na forma de pancadas. Sobre parte do Estado do Acre, Amazonas e Pará segue o potencial para temporais nesta quinta-feira, com elevados acumulados de chuva a qualquer hora do dia.
Na sexta-feira, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical e de áreas de instabilidade formadas pelo calor e a umidade da Amazônia, novamente há potencial para temporais isolados, acompanhados de chuvas fortes e trovoadas. Até domingo segue uma condição típica de verão com pancadas de chuva alternadas com períodos de abertura de sol, com isso a tarde fica com sensação de abafamento na região. Nos próximos dias, as condições de tempo voltam a mudar na Região e as chuvas mais intensas voltam a se concentrar mais ao sul.