• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Câmara adia votação da reforma eleitoral

Câmara adia votação da reforma eleitoral

criado em: 17/10/2013,
última modificação: 17/10/2013 by Martha Ramazotti

Brasília – O baixo quórum e a falta de consenso sobre os destaques apresentados por deputados adiou para a próxima semana a conclusão da votação, na Câmara, do projeto da “mini” reforma eleitoral (PL 6397/13). O texto principal foi aprovado ontem (16) por 222 votos favoráveis, 161 contrários e 1 abstenção. A proposta limita a propaganda em bens particulares, proibindo placas, cavaletes e envelopamento de carros, e fixa teto para gastos com alimentação e aluguel de veículos em campanhas. A expectativa é que a votação da proposta seja concluída na próxima terça-feira (22).

O texto considera crime a contratação de pessoas para ofender a honra de adversários na internet e libera os candidatos a se manifestar sobre temas políticos em redes sociais, sem que isso seja configurada propaganda fora de época.

A proposta também facilita a quitação de multas impostas pela Justiça Eleitoral aos candidatos: o pagamento poderá ser dividido em 60 vezes, e as parcelas não poderão ultrapassar 10% da renda do candidato multado.

Apesar de os senadores terem dito ao longo da votação da minirreforma na Casa que as propostas estavam sendo acordadas com a Câmara, na votação de ontem, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não incluiu em seu relatório final as mudanças votadas no Senado. Entre as partes recusadas estão a que limitava a contratação de cabos eleitorais e a que previa a substituição de candidato na chapa até 20 dias antes do pleito.

A justificativa para a dispensa dessas medidas se deve à tentativa de permitir a aplicação das novas regras já em 2014. O relator acredita que as mudanças menos complexas não precisam estar em vigor com um ano de antecedência como previsto hoje. “Votar isso não é o ideal, mas não votar é obrigar que parlamentares tenham que gastar muito nas campanhas e que absurdos sejam mantidos, como placas nas ruas e cabos eleitorais”, disse Cunha.

Durante a votação de ontem os parlamentares também desistiram de uma mudança polêmica e retiraram do texto a permissão para que empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público pudessem doar recursos às campanhas indiretamente, por meio de subsidiárias.

O texto aprovado freia o poder de fiscalização sobre a contabilidade, a prestação de contas e as despesas de campanha. Diferentemente de hoje que não há limite, o texto aprovado diz que a Justiça Eleitoral deverá fazer apenas o exame formal dos documentos contábeis e fiscais apresentados pelos partidos políticos.

Outro ponto estabelece que doações de bens móveis de até R$ 4 mil e doações entre candidatos, partidos ou comitês decorrentes do uso comum de sede e de material não precisarão mais ser comprovadas na prestação de contas das campanhas eleitorais.

Karine Melo e Sabrina Craide
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo da novela "Três Graças" em 08/11: no capítulo 018(*) da novela, Gerluce decide devolver o dinheiro e consegue sair pela janela do quarto, observada por Célio. Cristiano registra o momento em … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 08/11: no capítulo 166(*) da novela, Nina não acredita em Danilo, e exige que o rapaz se afaste de Filipa. Marlon pensa em Leo. Danilo pede que Leo leve novos … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 08/11: no capítulo 114(*) da novela, Samir avisa a Picolé e Asdrúbal sobre a ida de Zulma para o Rio de Janeiro. Sandra planeja comprar a casa de Celso. Zenaide … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 08/11: no capítulo 057(*) da novela, Juliana escapa na ponta dos pés, abre o portão e se joga nos braços de Matheu. Ele conta que largou tudo e que veio buscá-la … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Resumo “Rainha da Sucata” 10/11: Adriana sai do bolo oco no meio da festa

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 10/11: no capítulo 006(*) da novela, Renato embriaga Vicente. Neiva ouve Mariana dizer que enterrou a mãe junto com Onofre. Laurinha manda Edu processar o … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 10/11: Adriana sai do bolo oco no meio da festa

Copyright © 2025 ·

%d