Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste. A mudança na circulação dos ventos provocada por este sistema gerou a formação de grandes áreas de instabilidade que provocam muita chuva sobre várias regiões do Nordeste. O VCAN ainda vai manter condições para chuva por quase todo o Nordeste até a quarta-feira, quando enfraquece sobre a Região.
Como sempre acontece neste tipo de sistema, as áreas que estão mais distantes do seu centro ficam com nuvens mais carregadas e também mais sujeitas a chuva. As regiões próximas ao centro têm pouca nebulosidade e tempo seco. Nesta segunda situação estão hoje a região do Recôncavo Baiano e o nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas. Mas áreas do oeste e norte da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará estão com muitas nuvens neste domingo e chuvas volumosas já ocorreram em várias áreas.
Em Campos Sales, no sertão do Ceará, no sul do Estado, chovei aproximadamente 104 milímetros entre 7 horas do sábado e 7 horas do domingo, 12 de fevereiro, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas quase toda a chuva caiu no fim da madrugada e no começo da manhã do domingo. Em apenas 2 horas, entre 5 e 7 horas, choveu quase 85 milímetros.Outra região que teve muita chuva por causa deste VCAN foi a de Lençóis, na Chapada Diamantina, no interior da Bahia, que acumulou 97 milímetros entre 7 horas do sábado e 7 horas deste domingo.