Depois da passagem de uma frente fria, a terça-feira ainda começa com temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul. Até o fim da madrugada mais da metade das estações indicavam sensação térmica abaixo dos 10°C. Em São José dos Ausentes, a mínima chegou a 6°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -2°C. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 14°C com sensação de 11°C. A maior temperatura do Estado foi observada em Tramandaí, com mínima 17°C e sensação de 14°C.
De acordo com os meteorologistas da Somar, apesar do frio da madrugada, os ventos passam a soprar de nordeste, elevando a temperatura em todo o Estado no decorrer do dia. A máxima chega aos 25°C em Porto Alegre e aos 30°C em São Borja. Para se ter uma ideia, ontem fez apenas 20°C e sensação de 17°C em Porto Alegre e 25°C em São Borja. Portanto, espera-se uma elevação de 5°C no Rio Grande do Sul, de uma forma geral.
No decorrer da semana, volta a fazer calor no Rio Grande do Sul. Segundo previsão da Somar, as chuvas voltam a partir de amanhã, mas atingem apenas a Fronteira Oeste, Metade Sul e Campanha até a sexta-feira. Mesmo com estas chuvas, os dias serão proveitosos, inclusive o feriado.
Entretanto, a partir do sábado, o tempo muda com a chegada de uma frente fria que causa declínio da temperatura em todo o Estado (queda acentuada da máxima, sobretudo no domingo) e chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul.