Depois de um início de semana com temperatura em elevação, a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica pelo centro e sul do Brasil deixa o tempo encoberto e faz com que a temperatura máxima volte a cair nos próximos dias.
De acordo com os meteorologistas da Somar, este declínio será mais perceptível a partir da sexta-feira, porém nesta quarta-feira, por causa de uma frente fria que está na altura da Bahia, já há expectativa de uma tarde menos quente no oeste e norte de Minas Gerais.
Na quinta-feira, além da frente fria, espera-se a formação da área de baixa pressão, algo que já faz com que a temperatura máxima fique mais baixa no centro e sul da Bahia, oeste, centro e norte de Minas Gerais e entre o litoral sul de São Paulo e a costa de Santa Catarina.
Já na sexta-feira, a temperatura máxima despenca de vez desde o sul da Bahia até o sul de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte. Segundo a Somar, a temperatura permanece mais baixa entre o Sul e Sudeste até o domingo, sendo que em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro este cenário será mais persistente.
Temperaturas elevadas
Enquanto isso, o calor será intenso e duradouro (próximos 15 dias) em toda a Região Norte e nos Estados do Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.