Previsão – o calor tomou conta de São Paulo e às 10h da manhã de terça-feira os termômetros do Mirante de Santana já marcavam mais de 29°C. Além das temperaturas elevadas, moradores da Grande São Paulo enfrentavam muita poluição. No mesmo horário, das 24 estações espalhadas pela Região Metropolitana, apenas 3 tinham boas condições e as demais estavam com a qualidade do ar regular. De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia seguiu ensolarado e novamente os termômetros passaram dos 33°C durante a tarde.
Para quinta-feira, a previsão ainda é de sol e muito calor. A população deve se preparar para mais uma madrugada abafada, com mínima na casa dos 20°C e calor de mais de 33°C na tarde desta quarta-feira. Segundo Flávia Matioli, o calor e a mudança na direção dos ventos para o quadrante sul aumentam o potencial para chuva forte na Região Metropolitana de São Paulo, com risco de transtornos, ainda que localizados.
Muitas pessoas que reclamavam do calorão agora vão reclamar da mudança no tempo, que acontece bem na véspera do feriado de Finados. De acordo com os meteorologistas da Somar, as temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias, mais ainda faz calor na Capital. A partir da tarde, a passagem de uma frente fria pelo oceano organiza pancadas de chuva na Grande São Paulo, que avançam pela madrugada, com potencial para temporais e transtornos como alagamentos e ventania.
Na sexta-feira, 2, dia do feriado, a frente fria deixa o tempo mais fechado e chuvoso na Grande São Paulo, mas deve provocar apenas alagamentos transitáveis pela continuidade da chuva. A temperatura cai bastante em relação aos últimos dias, mas ainda não faz frio, com máxima prevista na casa dos 25°C. No sábado ainda há previsão de nebulosidade e as temperaturas seguem amenas, não passando dos 25°C. Já no domingo, o céu fica com poucas nuvens e o sol volta a predominar. Mesmo assim as temperaturas ainda não sobem muito.
Previsão para o Estado
Nesta terça-feira as temperaturas seguem muito elevadas e podem chegar aos 40°C no norte do Estado. Por conta do calor, nuvens carregadas se formam e há previsão de pancadas entre o sul e leste paulista. Como as precipitações serão rápidas, o potencial para transtornos é apenas localizado. Amanhã, o calor e a aproximação de numa frente fria aumentam o potencial para pancadas de chuva e trovoadas mais fortes no fim do dia entre o sul, litoral e Vale do Paraíba.
Na quinta-feira, a frente fria avança um pouco mais e provoca chuva mais forte entre o oeste, sul e Vale do Ribeira. Já na sexta-feira, 2, feriado de finados, o sistema organiza chuva em todo o Estado de São paulo e são esperadas chuvas constantes, com volumes mais elevados no centro e oeste paulistas.