Uma frente fria estaciona entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste e por isso, espera-se uma semana muito parecida com aquela de Corpus Christi. De acordo com os meteorologistas da Somar, os próximos dias serão chuvosos especialmente em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.
A previsão indica um acumulado acima dos 100mm em vários municípios catarinenses, paranaenses, paulistas e mineiros, aumentando o potencial para inundações e deslizamentos de encosta, sobretudo no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo.
“Na Capital Paulista, o acumulado acima dos 100mm esperado para esta semana fará com que este mês de junho seja o mais chuvoso desde 1945, início das medições no Mirante de Santana, na zona norte da cidade”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.
No Nordeste, áreas de instabilidade ganham força e causam temporais sobre a costa leste e norte da Região, especialmente sobre o Rio Grande do Norte, inclusive Natal. Já na Região Norte, apesar da previsão de chuva em vários Estados, o acumulado permanecerá baixo nos próximos dias.
Temperaturas
A semana de entrada do inverno será caracterizada pelo declínio da temperatura. Entretanto, neste caso, não há comparação com o frio extremo da semana de Corpus Christi. Desta vez, o frio será bem menos intenso no centro e sul do Brasil.