Áreas de instabilidade provocaram chuvas fortes, porém isoladas, no final da noite de ontem na Região Metropolitana de São Paulo. Na Capital, a zona leste foi a mais atingida com cerca de 15mm e em Guarulhos as rajadas de vento chegaram a 45km/h. Também choveu na região oeste do Estado e o acumulado chegou a 24mm em Valparaíso.
Até o momento, a cidade de São Paulo já acumulou 237,2mm, valor que está 18% acima do normal para dezembro. E como há previsão de mais chuva, esse volume vai aumentar até o fim do mês. “No entanto, nenhum sistema meteorológico organizado como esse do último fim de semana deve se formar, e as chuvas dos próximos dias serão mais localizadas, podendo atingir uma região e outra não”, explica o meteorologista Celso Oliveira.
Nesta quarta-feira, o dia amanheceu com muita nebulosidade, mas o sol aparece e o tempo fica abafado, com máxima de 28°C na Capital. Segundo previsão da Somar, a partir da tarde a entrada da brisa marítima volta a provocar chuva forte na Grande São Paulo, inclusive sendo mais intensa do que ontem.
Amanhã o dia também começa com variação de nebulosidade, o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia e a temperatura sobe um pouco mais, com 30°C na Capital. A partir do início da tarde volta a chover forte em São Paulo, mas de forma isolada, atingindo o oeste da Região Metropolitana (zonas sul, oeste, central e norte de São Paulo, Alphaville, Osasco, Granja Viana e Régis Bittencourt).
A sexta-feira será mais um dia típico de verão em São Paulo, com sol entre nuvens pela manhã, calor e pancadas de chuva a partir do início da tarde. A diferença em relação à quinta-feira é que a chuva volta a ser generalizada, atingindo toda a Grande São Paulo com potencial para transtornos como alagamentos.
No sábado o tempo muda com a passagem de uma frente fria e a previsão é de chuva a qualquer hora do dia, mas sem temporais, e temperatura máxima mais baixa, na casa dos 26°C na Capital. No domingo, as chuvas diminuem e ocorrem períodos de melhoria. Para a segunda-feira, véspera do Natal, e terça-feira, dia 25, a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde, sendo mais intensas no dia de Natal.