Previsão de intensos temporais no RS

Segundo os meteorologistas da Somar, na sexta-feira teremos a formação de um novo Complexo Convectivo de Mesoescala entre o Rio Grande do Sul e Argentina. Desta vez, o CCM se forma mais próximo do Rio Grande do Sul e os temporais acontecem sobre o território gaúcho desde cedo. O dia será completamente fechado e chuvoso, com temporais desde cedo, em parte das Missões (região mais castigada pelos temporais), Noroeste, Fronteira Oeste e Campanha. Já nas demais áreas, depois de uma manhã muito nublada, as chuvas vêm a partir do início da tarde. Como o dia ficará mais fechado e chuvoso no oeste, noroeste e sul do Estado, a temperatura fica mais baixa, não passando dos 25°C na maior parte dos municípios. Já nas áreas em que a chuva virá apenas à tarde, a sensação será de abafamento por conta dos ventos de norte.

O fim de semana começa com chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Depois de dois dias seguidos de CCMs, a chuva passa a ocorrer pela passagem de uma frente fria. As precipitações acontecem em todo o Estado, porém serão mais fortes no extremo sul do Rio Grande do Sul e também na Metade Norte do Estado. Apesar da previsão de chuva desde cedo, neste sábado as precipitações não acontecerão ao longo de todo o dia e por isso faz calor em todo o Estado.

Publicidade

No domingo o tempo volta a abrir na maior parte do Rio Grande do Sul, com exceção do Alto Uruguai que ainda deve ter algumas chuvas fracas. Diferentemente das últimas frentes frias, este sistema não vem acompanhado de intensa massa de ar frio. Ou seja, junto com o retorno do sol, a temperatura volta a subir em todo o Rio Grande do Sul.

Publicidade