As temperaturas estão elevadas em São Paulo desde o começo de outubro e a média da máxima está cerca de 7°C acima do normal para o mês. Nesses sete dias, os termômetros passaram dos 30°C por cinco vezes, sendo que o dia 3 foi o dia mais quente do ano com 34,5°C. A chuva que caiu de sexta para sábado foi significativa e acumulou 15,6mm no Mirante de Santana, zona norte da Capital. A semana novamente começa com predomínio de tempo seco e quente no Estado de São Paulo. Na Capital, a previsão é de termômetros acima dos 30°C pelo menos até quarta-feira. Mas o tempo começa a mudar em parte do estado paulista a partir da noite de quarta com a aproximação de uma frente fria. De acordo com o meteorologistas da Somar, há previsão de chuvas e trovoadas no oeste, sul e leste de São Paulo.
Na quinta-feira, véspera do feriado, a frente fria chega efetivamente ao Estado e as chuvas se espalham para todas as regiões. Há, inclusive, previsão de chuvas fortes com potencial para temporais e alagamentos na Grande São Paulo. Além das chuvas, as temperaturas entram em declínio e a máxima cai cerca de 10°C na Capital.
Na sexta-feira, dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o tempo permanece instável em São Paulo, mas as chuvas diminuem porque a frente fria avança em direção ao Rio de Janeiro. As temperaturas permanecem baixas e a máxima não deve passar dos 20°C Capital. Segundo previsão da Somar, no sábado o tempo ainda fica nublado, mas no domingo o sol volta a aparecer. No entanto, as temperaturas permanecem baixas e não devem chegar aos 24°C.