Previsão SP – Uma intensa área de baixa pressão, que já provocou chuvas fortes no Paraná, avança em direção ao Estado de São Paulo e muda o tempo ainda hoje. De acordo com os meteorologistas da Somar, a chuva começa pelo sul paulista, atingindo o Vale do Ribeira, Litoral Sul, Baixada Santista e Itapeva. Entretanto, até o fim da noite, os temporais espalham-se por todo o Estado, atingindo inclusive a Grande São Paulo. Há risco de temporais, com trovoadas e rajadas de vento, além do risco de alagamentos.
Quem pretende viajar amanhã, véspera de fim de semana prolongado – por conta do feriado do dia 1° de maio – deve tomar cuidado nas estradas, pois há previsão de chuva em todo o Estado. Chove forte sobre o centro e norte do Estado desde as primeiras horas da manhã até à noite. As precipitações mais intensas atingem o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Mogiana, Votuporanga, Araçatuba, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Na Capital, as precipitações devem ser mais intensas a partir da noite da sexta-feira, prosseguindo ao longo do sábado, com potencial para formação de alagamentos .
De acordo com os meteorologistas da Somar, a partir do fim da madrugada do sábado as chuvas fortes voltam a atingir a região da Mogiana e Prudente. Entretanto, a situação se complica a partir do início da tarde do sábado, quando intensos temporais atingem a Grande São Paulo, Vale do Ribeira, litoral Sul, Baixada Santista, Sorocaba, Itapetininga, Avaré, Assis e Prudente. Até o fim da noite de sábado, os temporais espalham-se por todo o Estado de São Paulo.
No domingo, ainda chove forte pela manhã sobre a Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas, Limeira, Franca, Barretos, Vale do Paraíba, Bragança Paulista e Serra da Mantiqueira. A partir da tarde, a chuva enfraquece em todo o Estado de São Paulo e na segunda-feira o risco de temporais diminui em todo o Estado.