• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Peso dos impostos sobre a economia

Peso dos impostos sobre a economia

criado em: 29/11/2012,
última modificação: 29/11/2012 by Rita Carandina

Brasília – Mais de um terço de tudo o que o Brasil produziu em 2011 foi para os cofres públicos. Segundo números divulgados hoje (29) pela Receita Federal, a carga tributária no ano passado correspondeu a 35,31% do Produto Interno Bruto (PIB), crescimento de 1,78 ponto percentual em relação a 2010, quando a carga havia atingido 33,53%, o maior percentual já registrado. Até agora, a maior carga tributária havia sido registrada em 2008, quando o percentual alcançou 34,54%.

O número corresponde à arrecadação da União, dos estados e municípios, dividida pelo PIB, que é a soma de tudo que é produzido no país. De acordo com a Receita Federal, o crescimento da carga tributária resultou da combinação do crescimento de 2,7% do PIB no ano passado e da expansão real (descontada a inflação) de 8,15% da arrecadação tributária nos três níveis de governo.

Apesar do aumento da arrecadação, a Receita alega que o incremento da carga tributária decorreu muito mais do crescimento da economia do que da elevação de impostos e contribuições. De acordo com o Fisco, isso pode ser comprovado pelo fato de que, no ano passado, não foram observadas medidas legislativas relevantes para aumentar a carga tributária.

Segundo a Receita Federal, a elevação da renda do brasileiro e a formalização do mercado de trabalho foram os principais fatores que impulsionaram a arrecadação no ano passado. Somente o Imposto de Renda teve impacto de 0,52 ponto percentual no aumento da carga tributária, influenciado pelo aumento da massa salarial e pela recuperação dos investimentos em aplicações financeiras. Em segundo lugar, veio a contribuição para a Previdência Social, com impacto de 0,31 ponto percentual.

O bom desempenho do comércio, cujas vendas se mantiveram aquecidas no ano passado, refletiu-se na arrecadação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributo ligado ao faturamento. A arrecadação da Cofins representou 0,20 ponto percentual do crescimento da carga tributária em 2011.

Os tributos federais foram os que mais pesaram no bolso do brasileiro, correspondendo a 24,73% do PIB em 2011. Em 2010, esse percentual havia atingido 23,15%. Os tributos estaduais representaram 8,63% do PIB, índice praticamente estável em relação a 2010, quando os tributos estaduais haviam alcançado 8,53% do PIB. A carga tributária dos municípios subiu de 1,85% do PIB, em 2010, para 1,95% no ano passado.

De acordo com a Receita Federal, a carga tributária brasileira é mais baixa que a da maioria dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo composto principalmente por países desenvolvidos. O peso dos tributos no Brasil é menor que o de 16 países do bloco. Os tributos respondem por 48,2% do PIB na Dinamarca, 45,8% na Suécia, 43,8% na Bélgica, 43% na Itália e 42,9% na França.

Apesar disso, o peso dos impostos sobre a economia brasileira é maior do que nos Estados Unidos, onde a carga tributária somou 24,8% em 2010, e em países emergentes como o México, cuja carga atingiu 18,1% do PIB. Como os dados dos outros países estão desatualizados, a Receita Federal fez a comparação com 2010.

Stênio Ribeiro e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Edição: Carolina Pimentel

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 19/12: Paulinho questiona Gerluce sobre seu comportamento

Resumo da novela "Três Graças" em 19/12: no capítulo 053(*) da novela, Lorena nota que a mãe está pensativa desde a última conversa que tiveram sobre Ferette. Xênica aceita se encontrar com Lorena. … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 19/12: Paulinho questiona Gerluce sobre seu comportamento

Resumo “Dona de Mim” 19/12: Hudson apresenta Marilita a Samuel e Davi

Resumo da novela "Dona de Mim" em 19/12: no capítulo 200(*) da novela, Leo repreende Igor e Sofia. Marilita orienta Hudson a ensaiar com Ellen uma história triste para a audiência com o Juiz. Vivian e … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 19/12: Hudson apresenta Marilita a Samuel e Davi

Resumo “Êta Mundo Melhor” 19/12: Simbá se revolta contra Ernesto

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 19/12: no capítulo 148(*) da novela, Túlio decide se afastar de Estela. Sandra desconfia da identidade de Ivone/Asdrúbal. Tamires e Cunegundes convocam as … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 19/12: Simbá se revolta contra Ernesto

Resumo “Terra Nostra” 19/12: Juliana declara guerra aos Magliano

Resumo da novela "Terra Nostra" em 19/12: no capítulo 087(*) da novela, Maria do Socorro avisa que o filho de Rosana vai ficar na fazenda. Juliana está decidida a não devolver a filha. Rosana promete … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 19/12: Juliana declara guerra aos Magliano

Resumo “Rainha da Sucata” 19/12: Edu avisa a Maria do Carmo que vai dormir no escritório

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 19/12: no capítulo 035(*) da novela, Maria do Carmo fica nervosa porque os convidados se atrasam para a festa. Clóvis manda Vilmar pegar mais dinheiro com … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 19/12: Edu avisa a Maria do Carmo que vai dormir no escritório

Copyright © 2025 ·

%d