A propagação de uma nova área de instabilidade, chamada cavado de altitude, sobre a costa do Nordeste, intensifica os ventos úmidos vindos do oceano. Nessas condições as chuvas em todo litoral se tornam mais generalizadas e com maiores acumulados.
Os ventos mais fortes também deixam o mar mais agitado, do litoral baiano à Natal-RN as ondas amanhã chegam aos 2,5 metros de altura. Segundo os meteorologistas da Somar há indicativos que a agitação marítima aumente até o fim desta semana.
A eficiência do transporte de umidade aumenta, pois as águas do Oceano Atlântico permanecem aquecidas e a formação de uma área de alta pressão em alto mar favorece que ventos mais fortes cheguem a costa.
As precipitações atingem toda faixa leste e central do Nordeste, com acumulados mais altos no sul da Bahia e no Maranhão. Com o aumento de nebulosidade, o frio no sudoeste baiano se intensifica e a mínima será de 12°C. Já a máxima passa dos 33°C no oeste maranhense e dos 30°C no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí.