Os ventos fortes que sopram do oceano provocam ressaca no litoral brasileiro desde o Rio Grande do Sul até o Espírito Santo neste final de semana. Do Cabo de Santa Marta-RS à praia de Cabo Frio-RJ as ondas chegam a 3 metros de altura amanhã.

Segundo os meteorologistas da Somar há previsão de ressaca neste sábado entre Peruíbe-SP e Cabo Frio-RJ. No domingo o mar permanece agitado, com ondas que chegam a 3,5 metros na faixa costeira do Sul e Sudeste do país. Em alto mar essas ondas podem atingir 5 metros de altura.

Para o sábado há previsão de chuva no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No domingo a chuva atinge também o litoral de Santa Catarina e Paraná. Um alerta da Marinha prevê visibilidade moderada desde as praias do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo.

Dois dos maiores portos dos país estão nessa faixa litorânea e as atividades portuárias podem ser prejudicadas pelo mal tempo. Segundo a Capitania dos Portos a navegação pode ser prejudicada pela neblina, que dificulta a visibilidade.

Já a chuva, em geral, não traz problemas para a navegação e sim para a movimentação de produtos no porto. Há mercadorias que não podem embarcar/desembarcar em função de serem perecíveis, como os grãos.

Avisos de Mau Tempo são enviados aos navegadores de forma a preveni-los sobre a formação de ondas, ventos de alta velocidade e demais condições climáticas que possam prejudicar a navegabilidade.