Os sistemas que provocam chuvas, chamados de frentes frias, estão concentrados entra a Argentina e o Uruguai, por estarem distantes, as chuvas não conseguem romper a forte massa de ar seco que está sobre o país, por isso os próximos dias ainda serão ensolarados em boa parte do Brasil, com baixa umidade do ar.
Segundo os meteorologistas da Somar, as poucas chuvas desta terça-feira atingem o Rio Grande do Sul, onde as precipitações mais fortes serão registradas no oeste gaúcho. Amanhã a formação de novas áreas de instabilidade no Uruguai provocam pancadas de chuva de baixo acumulado na região de Chuí até a Campanha.
Há potencial de temporais também entre a Paraíba e o Ceará e possibilidade de chuva em todo litoral nordestino e entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
Na região Nortes, as chuvas ficam mais espalhadas, atingindo quase todo Estado do Amazonas, Amapá e norte do Pará. Em Roraima a chuva será mais forte, mas o acumulado será baixo e não deve passar dos 15mm.
A temperatura mínima no Rio Grande do Sul ainda fica mais baixa, mas prossegue mais agradável nos demais Estados. Já à tarde, a máxima passa dos 26ºC em praticamente toda a Região Sul. Já no Norte as máximas entre 36°C e 40°C que serão registradas nesta semana em municípios do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia.