FAPESP recebe visita de delegação de CT&I da Índia

A FAPESP recebeu representantes de uma missão da Índia no setor de ciência, tecnologia e inovação. Com 18 membros de diversas instituições de pesquisa, governo e empresas, a delegação foi chefiada por Inder Jit Singh, secretário adjunto do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia.

A comitiva foi recebida por Celso Lafer, presidente da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação, e Hernan Chaimovich, coordenador dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e coordenador de gabinete da FAPESP.

Publicidade

De acordo com Singh, a missão consiste em visitas a diversos institutos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, com a finalidade de prospectar oportunidades de colaboração futura.

“Estamos visitando uma série de laboratórios de pesquisa científica, universidades e outras instituições brasileiras para discutir possibilidades de gerar parcerias que envolvam pesquisadores do Brasil e da Índia em projetos comuns”, disse à Agência FAPESP.

Publicidade

Segundo Singh, o encontro com os representantes da FAPESP permitiu compreender como é financiada a pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo, abrindo caminho para a prospecção de possíveis parcerias.

“A visita à FAPESP foi muito frutífera, por se tratar de uma instituição estratégica, levando em conta nosso interesse em desenvolver parcerias. O nosso objetivo é aumentar o fluxo de cientistas indianos no Brasil e vice-versa”, afirmou.

Singh contou que durante a visita à FAPESP já foi possível identificar uma possível prioridade para o desenvolvimento de projetos comuns de pesquisa científica.

“Nesse encontro, identificamos a biodiversidade como um campo comum de interesses de pesquisa. O Brasil, assim como a Índia, possui uma biodiversidade imensa e um gigantesco número de espécies”, destacou.

Nos próximos dias, segundo Singh, a comitiva realizará uma série de visitas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, incluindo um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP

Publicidade