• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Educação alimentar na infância

Educação alimentar na infância

criado em: 04/04/2012,
última modificação: 04/04/2012 by Rita Carandina

Os médicos recomendam que até os seis meses de idade a criança seja amamentada pela mãe. Porém, após esse período, a introdução de novos alimentos e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis nem sempre é fácil. Por isso, é necessário que escola e família trabalhem em conjunto para desenvolver um programa de educação alimentar para bebês e crianças pequenas.

Para a educação alimentar ser eficiente, não se deve falar de comida apenas no momento das refeições. Essa conversa deve fazer parte da rotina da criança, em casa e na escola.

Nas escolas de educação infantil, os itens que compõem o cardápio são selecionados por nutricionistas e o preparo dos alimentos deve ser realizado por equipe especializada, dentro de cozinha adequada para esse fim. Professores e berçaristas não participam dessa preparação, mas apenas do momento de servir as refeições, pois é uma atividade pedagógica na qual a criança “aprende” a se alimentar.

Em casa, a alimentação das crianças deve seguir orientação de pediatra ou nutricionista e ser preparada observando-se os cuidados com a higiene.

A estimulação do paladar começa ainda bebê e, a introdução de alimentos mais sólidos, deve ser feita de forma gradual. Isso é geralmente acompanhado por médicos e nutricionistas, que são os profissionais mais preparados para essa tarefa.

Variedade de alimentos também é importante, porém, é preciso dar certo tempo para que o bebê se acostume com um alimento antes de introduzir outro. Exemplo: se está sendo servida batata amassada ao bebê, é recomendável que se introduza chuchu amassado somente na semana seguinte, para que o paladar consiga se adaptar e distinguir um alimento de outro.

Os profissionais que trabalham na escola devem sempre observar as recomendações da família e da equipe que também cuida do bebê (pediatras, nutricionistas, equipe pedagógica da escola, etc.). Não é recomendado inserir alimentos novos por conta própria.

Já para as crianças maiores, vale dizer que o momento das refeições não deve, de forma alguma, ser traumatizante.

É sabido que há crianças que têm dificuldades para comer, pois rejeitam tudo e ficam muito tempo sem alimento. Diante de um caso desses, não é recomendado obrigar a criança comer, “forçando” a entrada da colher em sua boca. Isso pode traumatizá-la e fazer com que ela sinta ânsia.

Recusar alimentos pode ser mais do que um “charme” para chamar atenção. Pode ser sintoma de algo mais sério (algumas doenças podem diminuir o apetite). E, mesmo que a criança não coma para chamar a atenção dos adultos, é porque ela está precisando de atenção e é necessário investigar os motivos.

Se a criança tem dificuldade para comer, isso deve ser trabalhado em casa e também na escola. Os pais podem levar esse assunto para os professores abordarem na sala de aula. Quando escola e família têm o mesmo discurso, a criança sente-se mais confiante. Há casos que será necessária a intervenção de profissional especializado (psicólogo, médico, nutricionista), pois a criança não pode ficar sem comer. Deixar uma criança sem se alimentar pode ter consequências graves para sua saúde.

Também não se deve obrigar a criança a comer algum alimento que não goste. Se nós, adultos, temos nossas preferências, por que as crianças também não podem ter?

O momento da refeição deve ser tranquilo. Não é aconselhável alimentar uma criança que está em pé. Ela precisa estar confortavelmente sentada e a hora da refeição deve ser exclusiva. Existem pais que têm o hábito de colocar comida na boca da criança enquanto a mesma brinca. Então, ela sai andando e o adulto fica indo atrás, com o prato na mão. Isso é totalmente inadequado, pois a criança divide a atenção que deveria dar à refeição com outras atividades, além de não desenvolver sua autonomia para comer, uma vez que o adulto é quem está lhe servindo.

Algumas dicas importantes:

– Pais e professores podem programar atividades divertidas com seus filhos/alunos usando frutas e legumes, como um piquenique de frutas, teatrinho de legumes, sucos malucos.

– Preparem pratos coloridos, chamativos, componham figuras de animais e carinhas felizes usando os alimentos.

– Convidem os amiguinhos das crianças para as refeições e sirva comidas saudáveis.

Comer pode ser muito divertido e saudável!

Autora: Cristiane Ferreira é Psicopedagoga (www.cristianeferreira.com).

Cristiane Ferreira

Cristiane Ferreira é formada em Pedagogia pela PUC SP com especialização em Psicopedagogia.

Possui formação em dança criativa, ballet clássico, dança árabe, danças brasileiras, dança contemporânea e dança terapêutica.

Já atuou como professora de educação infantil, diretora de escola e arte-educadora no Programa Escola da Família.

Atualmente é professora titular de ensino fundamental na rede pública de São Paulo, professora de dança e psicopedagoga no Instituto de Psicologia IPSI Brasil.

Na clínica psicopedagógica auxilia crianças, adolescentes e adultos na identificação e superação de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Utiliza a dança e a expressão corporal como um dos recursos de intervenção terapêutica.

Nas oficinas de expressão corporal utiliza-se de diferentes técnicas e linguagens de dança, como dança árabe e dança terapêutica. Ministra aulas para crianças, mulheres e oficinas de criatividade e movimento para pessoas da melhor idade.

É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e presidente da Seção São Paulo do Conselho Internacional de Dança (CID UNESCO).

Serviço
Cristiane Ferreira – Psicopedagoga
www.cristianeferreira.com

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 21/10: Edilberto atropela Misael

Resumo da novela "Três Graças" em 21/10: no capítulo 002(*) da novela, Arminda repreende Gerluce com severidade. Josefa conta a história da escultura das Três Graças para Gerluce. Raul fica assustado … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 21/10: Edilberto atropela Misael

Resumo “Dona de Mim” 21/10: Sofia se desespera com a ideia de morar com Jaques

Resumo da novela "Dona de Mim" em 21/10: no capítulo 150(*) da novela, Bárbara e Marlon discutem. Ryan é abordado por Azzy. Davi pede dicas a Marlon para se aproximar de Bárbara. Filipa decide pintar … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 21/10: Sofia se desespera com a ideia de morar com Jaques

Resumo “Êta Mundo Melhor” 21/10: Celso garante a Sabiá que não é o pai de Samir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 21/10: no capítulo 098(*) da novela, Simbá se machuca, e inventa para Candinho que Policarpo o atacou. Paula se preocupa com a aproximação entre Estela e Túlio. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 21/10: Celso garante a Sabiá que não é o pai de Samir

Resumo “Terra Nostra” 21/10: Juliana e Matheu vão à festa dos colonos

Resumo da novela "Terra Nostra" em 21/10: no capítulo 043(*) da novela, Augusto se esconde de Francesco e Marco Antônio. Maria do Socorro pede a Juliana que evite encontrar-se com Padre Olavo. Matheu … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 21/10: Juliana e Matheu vão à festa dos colonos

Resumo “A Viagem” 21/10: André diz a Diná que ela vai ver Alexandre

Resumo da novela "A Viagem" em 21/10: no capítulo 115(*) da novela, Bia volta a sair com seus amigos da vila. Johnny procura Bia e dá um recado de Ismael. Raul e Estela discutem por causa de Diná mais … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 21/10: André diz a Diná que ela vai ver Alexandre

Copyright © 2025 ·

%d