• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Curso profissionalizante aceitará alunos formados no ensino médio

Curso profissionalizante aceitará alunos formados no ensino médio

criado em: 10/12/2012,
última modificação: 10/12/2012 by Rita Carandina

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá uma vertente de “novas oportunidades”, a partir do próximo ano, que permitirá o acesso à educação profissional àqueles que já terminaram o ensino médio ou estejam cursando. “Vamos aumentar o número de bolsas-formação para estudantes que já concluíram o ensino médio e também para os cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos”, informa o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Para isso, será ampliada a rede de ensino técnico a distância, com adesão do Sistema S”.

Para 2013, o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas a estudantes e trabalhadores em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada. Segundo o ministro, a ampliação se dá em quantidade de vagas e também está ligada aos perfis de públicos. Ele lembra que está prevista ainda, para o próximo ano, a regulamentação do Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa). A modalidade permitirá aos empresários financiar cursos técnicos para seus empregados.

Programa

Criado em 2011, o Pronatec atendeu até agora mais de 2,5 milhões de brasileiros. A meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014. Os cursos técnicos tiveram 788.979 matrículas no período, superando as vagas previstas, com destaque para a rede federal, que tinha previsão de 151.560 vagas e matriculou 252.716 estudantes. Os cursos de formação inicial e continuada registraram 1.732.439 matrículas – 548.626 por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador e 1.183.813 resultantes de acordos de gratuidade com o Sistema S.

Quando as 35 novas unidades da rede federal, em 19 estados, estiverem em pleno funcionamento, terão capacidade de ofertar 1,2 mil vagas, cada uma. Os novos câmpus receberão estudantes de cursos técnicos e de formação inicial.

O Pronatec oferece cursos de educação profissional e tecnológica a jovens e trabalhadores, oferecidos pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas a universidades federais que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também participam as redes estaduais de educação profissional e tecnológica e o Sistema S.

Setores do Plano Brasil Maior são foco para qualificar mão de obra

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Educação (MEC) fecharam acordo de cooperação para criar, a partir de 2013, 260 mil novas vagas em cursos de qualificação com recursos do Pronatec. As vagas vão atender setores da economia brasileira priorizados pelo Plano Brasil Maior.

Os primeiros setores a serem beneficiados serão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil e Confecções, Petróleo e Gás, Pesca e Aquicultura e Energias Renováveis. “A qualificação profissional precisa atender ao desafio do crescimento da indústria brasileira”, avalia o secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto.

Em 2013, os recursos do Pronatec vão somar R$ 2,7 bilhões, e o número de novas vagas em cursos de qualificação profissional deve aumentar gradativamente. A cada três meses, novas demandas de formação e qualificação serão apresentadas pelos Comitês Setoriais do Plano Brasil Maior.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 11/02: Edilberto dá dinheiro a Bagdá

Resumo da novela "Três Graças" em 11/02: no capítulo 099(*) da novela, Rogério não fala toda a verdade aos policiais, e inocenta Gerluce. Ferette cai na armação de Xênica e não consegue se … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 11/02: Edilberto dá dinheiro a Bagdá

Resumo “Coração Acelerado” 11/02: Agrado acompanha Leandro no hospital

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 11/02: no capítulo 027(*) da novela, Agrado tenta interromper a briga entre Xavier e Leandro. Janete garante a Malvino que não tem medo de Zilá. Zilá afirma a … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 11/02: Agrado acompanha Leandro no hospital

Resumo “Êta Mundo Melhor” 11/02: Zé dos Porcos sonha com seu filho

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 11/02: no capítulo 188(*) da novela, Zulma decide ir com o delegado para o Rio de Janeiro atrás de Samir, e Zenaide e as crianças tentam impedi-la. Lourival … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 11/02: Zé dos Porcos sonha com seu filho

Resumo “Terra Nostra” 11/02: Angelica conversa com o fazendeiro Cesquin

Resumo da novela "Terra Nostra" em 11/02: no capítulo 132(*) da novela, Amadeo paga para que Januário sustente ser o assassino do marido de Hortência. Antenor e José Alceu são demitidos. Amadeo desfaz … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 11/02: Angelica conversa com o fazendeiro Cesquin

Resumo “Rainha da Sucata” 11/02: Julien não diz a Renato onde está o dinheiro

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 11/02: no capítulo 070(*) da novela, Edu chora por não conseguir odiar Maria do Carmo. Isabelle não revela a Jonas o que ela e Laurinha vão fazer na Suíça. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 11/02: Julien não diz a Renato onde está o dinheiro

Copyright © 2026 ·

%d