• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Código Florestal é aprovado em comissão mista do Congresso

Código Florestal é aprovado em comissão mista do Congresso

criado em: 29/08/2012,
última modificação: 29/08/2012 by Rita Carandina

Brasília – A análise da recomposição de áreas de proteção permanentes (APPs), em propriedades que foram desmatadas irregularmente, foi retomada hoje (29) como condicionante para a votação da Medida Provisória 571/2012, que altera o Código Florestal. A matéria foi aprovada na comissão mista do Congresso que analisa o tema e, agora, segue para análise da Câmara dos Deputados.

O acordo só foi possível depois de uma pressão de mais de sete horas de parte da bancada ruralista, que ameaçou até inviabilizar a votação da MP e, consequentemente, a sua validade. Capitaneados pelo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), esses deputados conseguiram reduzir de 20 para 15 metros de regularização de APP, em margens de rios de até 10 metros, em propriedades de 4 a 15 módulos fiscais – médios produtores.

Foi aprovado, ainda, que, em propriedades acima de 15 módulos fiscais, independentemente da largura do curso de água, a recomposição ficará entre 20 a 100 metros de APP. O tamanho dessa área de proteção natural às margens do rio será definido em cada estado pelo Programa de Regulamentação Ambiental (PRA).

Os ruralistas conseguiram também fazer com que, em cursos de água acima de 10 metros da calha do leito do rio, propriedades com mais de quatro módulos fiscais tenham que recompor de 20 a 100 metros de APP. Nesse caso, o tamanho do reflorestamento na beira do rio será definido pelas regras estabelecidas no PRA do referido estado.

Por outro lado, o relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), conseguiu reincorporar ao texto a proteção natural em faixas de água – rios, córregos, nascentes – intermitentes, ou seja, que não são perenes. No caso das veredas, a proteção terá a largura de 50 metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.

O parecer do relator estabelece que não será exigida a área de proteção permanente ao redor de reservatórios artificiais de água, que não decorram de barramento ou represamento de cursos de água naturais.

No caso de áreas rurais consolidadas em APPs, no entorno de nascentes e olhos de água perenes, será admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, ecoturismo ou turismo rural. Para tanto, será obrigatória a recomposição em raio mínimo de 15 metros.

O texto que agora vai à apreciação da Câmara também estabelece que, nos casos de áreas rurais consolidadas em APPs, ao longo de cursos de água naturais intermitentes com largura de até 2 metros, será admitida a manutenção de atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e turismo rural.

A contrapartida será a obrigatoriedade do proprietário recompor faixas marginais de 5 metros, contados da borda da calha do leito do rio, independentemente do tamanho do imóvel.

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Edição: Lana Cristina

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 11/12: Jorginho chora com a reação de Joélly

Resumo da novela "Três Graças" em 11/12: no capítulo 046(*) da novela, Edilberto salva Angélico de ser morto pelo bando de Bagdá. Gerluce leva Joélly para conhecer Jorginho, e deixa pai e filha … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 11/12: Jorginho chora com a reação de Joélly

Resumo “Dona de Mim” 11/12: Tânia encontra Jaques

Resumo da novela "Dona de Mim" em 11/12: no capítulo 193(*) da novela, Davi se desespera com a notícia sobre Jaques, e é amparado por Samuel. Walquíria rastreia Jaques, que é agredido pelo motoqueiro … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 11/12: Tânia encontra Jaques

Resumo “Êta Mundo Melhor” 11/12: Estela diz a Túlio que deseja se casar com Celso

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 11/12: no capítulo 141(*) da novela, Candinho diz a Samir que precisa contar algo ao menino, mas acaba desmaiando. Asdrúbal socorre Candinho. Dirce se nega a … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 11/12: Estela diz a Túlio que deseja se casar com Celso

Resumo “Terra Nostra” 11/12: Francesco pede a separação

Resumo da novela "Terra Nostra" em 11/12: no capítulo 082(*) da novela, Matheu e Amadeo assinam o contrato social da nova empresa. Paola e Francesco vão até a fábrica de macarrão e a jovem chora de … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 11/12: Francesco pede a separação

Resumo “Rainha da Sucata” 11/12: Laurinha ouve Isabelle falando de negócios com Lena e Alaíde

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 11/12: no capítulo 029(*) da novela, Moreiras conta a todos o que aconteceu. Adriana e Caio se desesperam, porque não sabem dirigir o balão. O empresário que … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 11/12: Laurinha ouve Isabelle falando de negócios com Lena e Alaíde

Copyright © 2025 ·

%d