Com a formação de um bloqueio atmosférico e retorno do calor para todo o Brasil, as atenções voltam-se ao período entre 20 e 23 de junho, quando teremos a chegada de uma nova onda de frio. “Trata-se de uma onda de frio mais fraca que a da semana passada, devendo provocar frio no Sul e em Mato Grosso do Sul”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.
Mesmo sendo mais fraca, esta onda de frio deve gerar mínimas negativas na Serra Geral e próximas de 0°C entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná
Calor
Enquanto isso, a temperatura sobe em todo o Brasil, chegando a aproximadamente 27°C em muitos municípios do Sul e Sudeste, 33°C no norte do Nordeste e aproximadamente 35°C em boa parte da Região Norte e no noroeste de Mato Grosso nesta semana.
Antes do declínio da mínima previsto para 20 de junho, a partir do dia 16 de junho, a temperatura máxima entra em declínio no Sul. Com isto, entre 16 e 25 de junho, o calor predomina nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com máxima de mais de 30°C em vários municípios.