• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Avanços na pesquisa da genética do autismo

Avanços na pesquisa da genética do autismo

criado em: 01/02/2012,
última modificação: 01/02/2012 by Rita Carandina

Pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) deram importantes passos para desvendar o mecanismo genético do transtorno do espectro autista – como é classificado atualmente o autismo.

Eles identificaram mais um dos diversos genes relacionados ao distúrbio comportamental, além de uma desordem genética que pode dar pistas para explicar a dificuldade que os autistas têm em interagir socialmente. Ligado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), o CEGH é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na Escola São Paulo de Ciência Avançada: Avanços na Pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista, realizada no início de janeiro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento, realizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP, foi organizado pelo professor Celso Goyos, do Departamento de Psicologia da UFSCar, em parceria com Caio Miguel, da Universidade do Estado da Califórnia, e Thomas Higbee, da Universidade do Estado de Utah, nos Estados Unidos.

Ao estudar, nos últimos três anos, os cromossomos de cerca de 200 pacientes com autismo atendidos no CEGH, os pesquisadores brasileiros identificaram em três deles uma alteração cromossômica do tipo translocação equilibrada, isto é, a troca entre segmentos cromossômicos sem aparente perda do material genético.

Em um dos três pacientes, observou-se que essa translocação genética provocou o rompimento de um gene, chamado TRPC-6, que atua em um canal de cálcio no cérebro, controlando o funcionamento dos neurônios, em particular, das sinapses neuronais – a comunicação entre os neurônios.

“Imaginamos que, por causa desse desequilíbrio no rearranjo cromossômico dos pacientes com autismo, ele tenha uma menor quantidade dessa proteína TRPC-6, o que faz com que menos cálcio vá para os neurônios”, disse Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno, pesquisadora do Centro de Estudos de Genoma Humano da USP, à Agência FAPESP.

“O resultado final dessa alteração genética é um neurônio menos ramificado, que realiza menos sinapses [comunicação entre neurônios]”, explicou.

De acordo com a cientista, essa translocação genética, em que metade do gene TRPC-6, localizado no cromossomo 11, migrou para o 3, aniquilando sua função, é muita rara e dificilmente é encontrada em outros pacientes com autismo.

Porém, a via de sinalização celular comprometida pela mutação de um gene relacionado ao autismo, como a observada no paciente atendido, pode ser comum a outras pessoas afetadas pelo distúrbio neurológico. “Em outros pacientes com autismo, a mutação pode estar em outro gene desta mesma via de sinalização celular”, indicou.

Tratamento personalizado

Segundo Passos-Bueno, alguns dos principais avanços no estudo do autismo nos últimos quatro anos foi a constatação de que o distúrbio neurológico está relacionado a mutações específicas em um ou dois genes, que variam de um paciente para ou outro.

Os desafios para os próximos anos serão estudar as vias de sinalização celular envolvidas pelos genes relacionados ao autismo para que se possa tentar desenvolver alternativas de tratamento.

“Precisamos investigar se os genes relacionados ao autismo de cada paciente estão envolvidos com uma ou mais vias de sinalização celular. Se estiverem envolvidos com várias vias de sinalização, será preciso desenvolver quase que uma droga por paciente. Será um tratamento personalizado”, disse.

Outro desafio a ser superado será entender o funcionamento dos genes possivelmente relacionados ao autismo identificados por seu grupo no Centro de Estudos do Genoma Humano para testar o quão semelhantes são entre eles.

Para isso, o grupo utiliza a tecnologia de iPS, que possibilita que células-tronco da polpa de dente de pacientes autistas sejam induzidas a se tornarem pluripotentes, derivando-se em células de todos os tipos, como neurônios.

Por meio de uma colaboração iniciada na pesquisa sobre o gene TRPC-6 com o brasileiro Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia em San Diego, o grupo de pesquisa passou a dominar a técnica e a implantou no CEGH para dar continuidade ao projeto.

Os pesquisadores do centro também pretendem utilizar outros modelos mais simples para estudar o funcionamento dos genes relacionados ao autismo, como em drosófilas e peixe-zebra (Danio renio), antes de partir para modelos mais complexos, como camundongos ou a própria iPS.

“A vantagem desses modelos mais simples é a possibilidade de testar combinações de vários genes e realizar mais de uma mutação para analisar sua relação com o funcionamento neuronal a um custo relativamente mais baixo do que a iPS e o modelos utilizados”, disse Passos-Bueno.

Por Elton Alisson

Agência FAPESP

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 15/01: Joélly e Raul se abraçam emocionados

Resumo da novela "Três Graças" em 15/01: no capítulo 076(*) da novela, Mirinho foge diante da ameaça de Arminda de chamar a polícia. Raul tenta falar com Joélly. Júnior fica desconfortável quando … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 15/01: Joélly e Raul se abraçam emocionados

Resumo “Coração Acelerado” 15/01: Agrado conhece Leandro

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 15/01: no capítulo 004(*) da novela, Naiane comemora o convite de João Raul, e Alaorzinho repreende a filha. Janete, Zuzu e Agrado têm um novo prejuízo com a … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 15/01: Agrado conhece Leandro

Resumo “Êta Mundo Melhor” 15/01: Túlio se despede de Estela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 15/01: no capítulo 166(*) da novela, Ernesto exige que Sandra se decida entre ele ou Celso. Haydée reencontra Janete, que a acusa de querer a herança de seu pai. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 15/01: Túlio se despede de Estela

Resumo “Terra Nostra” 15/01: Janete fica furiosa ao ver Mariana na casa vizinha

Resumo da novela "Terra Nostra" em 15/01: no capítulo 109(*) da novela, Francesco está viajando e Paola sente falta. Augusto manda Gumercindo tomar cuidado com a sociedade que fez com Francesco. … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 15/01: Janete fica furiosa ao ver Mariana na casa vizinha

Resumo “Rainha da Sucata” 15/01: Betinho ameaça bater em Alaíde

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 15/01: no capítulo 052(*) da novela, Renato não consegue ler o disquete, porque não tem o programa usado por Jonas. Este inventa uma mentira para Maria do Carmo. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 15/01: Betinho ameaça bater em Alaíde

Copyright © 2026 ·

%d