Agência FAPESP – A São Paulo Advanced School of Astrobiology – Making Connections (SPASA 2011) prorrogou para 1º de outubro o prazo para inscrições de interessados em participar da escola no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Um dos eventos selecionados em chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP, a SPASA será realizada de 11 a 20 de dezembro.

O público-alvo é formado por estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado em biologia, física, astronomia, química, geociências e áreas correlatas.

Astrobiologia é uma área multidisciplinar que se propõe a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida de forma ampla e multidisciplinar, sendo necessário o constante diálogo entre as diferentes disciplinas científicas.

De acordo com os organizadores da escola, trata-se de uma área nova e bastante promissora, com o objetivo ambicioso de buscar resposta para algumas das mais complexas questões científicas.

A SPASA pretende reunir especialistas de grande renome do Brasil e do exterior com estudantes de diferentes áreas, em um evento multidisciplinar que abordará alguns dos temas gerais da pesquisa em astrobiologia, assim como temas mais específicos de pesquisas de ponta no mundo.

Estimular a formação de conexões entre os temas e a troca de conhecimento entre os participantes é o objetivo do programa. Alguns temas que serão abordados: “Formação planetária e habitabilidade”, “Astroquímica”, “História geológica da Terra”, “Química prebiótica e origem da vida”, “Evolução e vida em ambientes extremos” e “Exoplanetas, exploração espacial e busca de vida fora da Terra”.

Todos os alunos selecionados terão as despesas de viagem, transporte e hospedagens pagas. Alunos residentes na cidade de São Paulo não poderão receber auxílio viagem/transporte e bolsistas FAPESP terão que utilizar verba de Reserva Técnica para as despesas.

Inscrições e mais informações: www.astro.iag.usp.br/~spasa2011 e [email protected]