Ao longo desta semana, uma área de baixa pressão junta-se a uma frente fria e este sistema meteorológico deve causar chuva forte e generalizada em boa parte do Brasil, segundo previsão da SOMAR Meteorologia. Os maiores acumulados serão observados no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, onde algumas localidades receberão mais de 100mm até a sexta-feira.

Também chove forte sobre o extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul da Bahia e do Maranhão, sudoeste do Piauí e boa parte da Região Norte, com acumulado que varia entre 30mm e 70mm. Nesta semana não há previsão de chuva significativa apenas no centro e sul do Rio Grande do Sul, leste e norte do Nordeste e na costa da Região Norte.

Temperatura
O avanço de uma nova massa de ar frio causa declínio da temperatura mínima em toda a Região Sul, sudoeste e nordeste de São Paulo e sul de Minas Gerais nos próximos dias. Já a temperatura máxima ficará baixa por um período duradouro apenas ao longo da costa do Sul e Sudeste. Na maior parte do Brasil, apesar da previsão de um ou dois dias com tempo mais fechado e temperatura máxima baixa, este frio não será duradouro e na maior parte da semana espera-se calor.