Ipea divulga estudo sobre Comércio Internacional

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta terça-feira o Comunicado do Ipea n° 79: Comércio Internacional e a Sustentabilidade Socioambiental no Brasil, parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.

O Comunicado do Ipea nº 79, aborda a pauta de exportação brasileira, o comércio internacional com enfoque nos países periféricos, os possíveis efeitos da inserção do Brasil como fornecedor de matéria-prima, os diversos grupos de produtos exportados com enfoque na intensidade tecnológica, e também trata dos produtos conforme a intensidade energética de sua produção. A pesquisa analisa a exportação de commodities pelo Brasil e aponta fragilidades e soluções para o respeito às legislações ambientais no que tange a produção e exportação dos produtos brasileiros.

Publicidade

A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente no Brasil. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.

Comunicados
O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém outros 14 capítulos sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.

Publicidade

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), direito ambiental, emprego verde e sustentabilidade na construção civil.

Confira os próximos Comunicados da série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano:
23/2 – Utilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, MDL (Rio de Janeiro)
24/2 – Direito ambiental Brasileiro: Lei dos crimes ambientais (São Paulo)
1º/3 – Uso do poder de compra para a melhoria do meio ambiente (Brasília)

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here