• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Governo quer reduzir a oferta de crédito na economia

Governo quer reduzir a oferta de crédito na economia

criado em: 06/04/2011,
última modificação: 06/04/2011 by Rita Carandina

O ministro da Fazenda anunciou hoje uma nova medida que visa reduzir o ingresso de dólares de curto prazo no Brasil e evitar a valorização excessiva do real. Empresas e bancos que contratarem crédito no exterior com prazo de pagamento inferior a 720 dias (dois anos) pagarão 6% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mantega explicou que além de reduzir o fluxo de dólares que chega ao Brasil, o governo quer reduzir a oferta de crédito na economia. “O Banco Central tem tomado medidas para atenuar o aumento do crédito e essa porta de entrada (de crédito externo para aplicação no mercado financeiro) acaba neutralizando as medidas”.

Na semana passada, o ministro anunciou o aumento de 5,38% para 6% na alíquota do IOF para empréstimos tomados no exterior com prazo de 360 dias. Antes, o IOF era 5,38% e incidia para empréstimos externos tomados por 90 dias.

“Essa medida é para desencorajar a tomada de crédito no exterior com prazos de pagamento mais curtos”, afirmou Mantega em entrevista coletiva nesta quarta-feira. As instituições que tomarem crédito externo com prazo de pagamento superior a dois anos não pagarão imposto.

O ministro disse hoje que a intenção do governo é desestimular, principalmente, as empresas e bancos que buscam recursos no exterior para aplicar no mercado financeiro e aproveitar a taxa de juros brasileira. “Quando você coloca uma taxa de 6% numa operação que rende 11,75% o rendimento é cortado pela metade”, argumentou.

Segundo Mantega, as empresas tomam empréstimo barato fora do Brasil e aplicam aqui a taxas mais altas, fazendo a chamada arbitragem. “Ou seja, ganham pela diferença entre a taxa que tomam lá fora e a taxa que aplicam ou emprestam aqui dentro”.

O ministro avaliou que há uma excessiva liquidez de crédito no mercado internacional devido às políticas expansivas que vem sendo adotadas pelos Estados Unidos e pelos países europeus. “Tem muita liquidez devido às políticas monetárias americana e européia. Está sobrando crédito, e crédito barato”.

O ministro reafirmou que o governo não cogita taxar investimento estrangeiro direto (IED). “Porém se nós verificarmos que há arbitragem também no IED poderemos tomar alguma medida”.

Mantega disse que o governo tem um rol de medias para continuar atenuando o aumento da entrada de dólares no Brasil, mas ponderou que isso está sendo feito de forma a não interferir na economia.

“Se restringirmos muito a tomada de crédito no exterior poderemos comprometer investimento. As medidas não podem ser muito drásticas. Se a dose do remédio for muito alta, o efeito colateral é maior”, disse.

Combustível – Questionado por jornalistas sobre um possível aumento no preço da gasolina, Mantega negou. “Não há previsão de alta da gasolina”.

Em relação à elevação dos preços do etanol, explicou que a aumento atual se deve à entressafra da cana-de-açúcar e ao excesso de chuvas nas regiões produtoras.

Ele lembrou que a partir de abril começa a colheita na nova safra, com aumenta da oferta de etanol. “Em maio o preço do álcool começa a cair e a tendência é de regularização do preço.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Pilotos confirmados para a F1 em 2026

A temporada 2025 continua em andamento, mas as confirmações de pilotos para 2026 dão início a uma nova fase na Fórmula 1, pois acontece em um momento estratégico para as equipes. O anúncio oficial … [Ler Mais...] sobrePilotos confirmados para a F1 em 2026

: Resultado do concurso sorteado Quarta-feira

Resultado , concurso , realizado na , dia . O sorteio foi realizado há pouco, , e a Caixa ainda não divulgou a premiação. O prêmio previsto para o acertador do prêmio principal deste sorteio é … [Ler Mais...] sobre: Resultado do concurso sorteado Quarta-feira

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3489 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3489, realizado na Quarta-feira, dia 17/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Lotofacil 3489 teve 1 acertador dos números. O ganhador é da cidade de … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3489 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Super Sete: Resultado do concurso 747 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Resultado do Super Sete, concurso 747, realizado na Quarta-feira, dia 17/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O Super Sete 747 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do … [Ler Mais...] sobreSuper Sete: Resultado do concurso 747 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Último resultado da Lotomania

Lotomania: Resultado do concurso 2824 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Resultado da Lotomania, concurso 2824, realizado na Quarta-feira, dia 17/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Lotomania 2824 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do … [Ler Mais...] sobreLotomania: Resultado do concurso 2824 sorteado Quarta-feira 17/09/2025

Copyright © 2025 ·

%d