• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Preços agrícolas SP encerram agosto com alta de 1,61%

Preços agrícolas SP encerram agosto com alta de 1,61%

criado em: 09/09/2010,
última modificação: 09/09/2010 by Rita Carandina

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) fechou agosto com alta de 1,61%, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços dos produtos de origem animal ficou acima deste patamar, com aumento de 3,47%. Em compensação, o índice de preços dos produtos de origem vegetal subiu apenas 0,86%.

No acumulado de 12 meses, o índice geral subiu 27,27%, puxado pelo índice dos produtos vegetais, com varição positiva de 34,27%. Já o índice dos produtos animais fechou o período de um ano (até agosto) com alta de 9,76% . As principais elevações ocorreram nos preços das laranjas para indústria e para mesa, com respectivamente 154,15% e 117,8%. Aparecem em seguida as cotações do algodão (51,56%); do amendoim (36,34%); do feijão (30,62%); da carne suína (30,36%); do café (25,07%); da cana-de-açúcar (21,19%); da carne bovina (11,59%); da carne de frango (6,76%) e dos ovos (4,43%).

Os preços do feijão, da laranja para mesa e do amendoim em 2009 estiveram entre os mais baixos, dizem os pesquisadores do IEA José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti. Além disso, “para a maioria dos produtos, especialmente os de safra anual, houve considerável redução do plantio e da oferta. Já os preços da cana-de-açúcar, mesmo com a apreciação cambial vigente, refletiram a alta da demanda internacional de açúcar, com a baixa oferta do produto indiano”.

Por sua vez, as altas mais relevantes em agosto, comparado com julho, foram observadas nos preços do tomate (57,86%), da soja (11,21%), do milho (8,15%), da carne suína (7,77%), da carne bovina (6,00%) e do trigo (5,24%). O aumento no preço do tomate no período foi mais fruto de recuperação das baixas cotações verificadas no período anterior, mantendo tendência de alta, dizem os analistas do IEA. “Essa majoração de preços ganhou intensidade devido às baixas temperaturas nas primeiras semanas de agosto, que afetam a produção.”

Já os problemas climáticos na Austrália, na Rússia e na Ucrânia elevaram os preços no mercado internacional da soja, do milho e do trigo. Assim, “criaram expectativas no mercado financeiro de aposta na alta dos alimentos no mercado futuro”, segundo os autores da análise.

O consumo interno aquecido propiciou a elevação nos preços da carne suína, mesmo que as exportações em declínio não tenham permitido aumento maior no período, observam os pesquisadores do IEA. “Cabe salientar que os custos de produção de suínos estão subindo, em virtude dos aumentos das cotações do milho e da soja, o que possivelmente acarretará um movimento altista para os próximos meses.”

Quanto à carne bovina, a seca tem afetado severamente as regiões produtoras, reduzindo a qualidade das pastagens (a principal fonte de alimentos dos bovinos). Ao gerar menor oferta de animais no peso de abate, resulta em processo de ascensão nos preços da arroba do boi. “O movimento de recuperação nas vendas para o exterior também tem influenciado essa subida na cotação bovina recente”, dizem os analistas.

As quedas mais acentuadas em agosto ocorreram nos preços da batata (20,24%), do feijão (11,64%), do amendoim (8,62%) e do ovos (3,32%).

Já no acumulado de doze meses (até agosto) as principais quedas ficaram por conta das olerícolas: tomate para mesa (53,92%) e batata (26,20%). Também houve redução de preços de commodities relevantes do mercado internacional, como trigo (17,70%) e soja (14,93%).

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

A Análise de Vídeo no Planejamento de Estratégias de Jogo

A análise de vídeo transformou a forma como equipas planejam as suas partidas. Esta ferramenta permite observar padrões, corrigir erros e antecipar movimentos do adversário. Com tecnologia acessível e … [Ler Mais...] sobreA Análise de Vídeo no Planejamento de Estratégias de Jogo

Resumo “Vale Tudo” 13/09: Freitas procura Odete para fazer uma delação premiada

Resumo da novela "Vale Tudo" em 13/09: no capítulo 144(*) da novela, André avisa à família que não vai ao casamento da irmã sem Aldeíde. Marco Aurélio avisa a Mário Sérgio que Odete foi derrotada na … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 13/09: Freitas procura Odete para fazer uma delação premiada

Resumo “Dona de Mim” 13/09: Bárbara chega ao galpão e encontra Marlon e Kami

Resumo da novela "Dona de Mim" em 13/09: no capítulo 118(*) da novela, Jaques deduz que foi usado por Olívia. Samuel vai à casa de Ryan buscar Sofia. Marlon apoia Kami, que teme as ações do … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 13/09: Bárbara chega ao galpão e encontra Marlon e Kami

Resumo “Êta Mundo Melhor” 13/09: Candinho e Zulma descobrem que Marilda e Aderbal fugiram

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 13/09: no capítulo 066(*) da novela, Samir pede para levar um amigo para o sítio. Candinho sonda Padre Lucas sobre Marilda e Aderbal. Manoela questiona a decisão … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 13/09: Candinho e Zulma descobrem que Marilda e Aderbal fugiram

Resumo “Terra Nostra” 13/09: Matheu torce para ser mandado embora

Resumo da novela "Terra Nostra" em 13/09: no capítulo 012(*) da novela, Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala. Tiziu salva a situação. Francesco, a pedido de Janete, resolve mandar alguém … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 13/09: Matheu torce para ser mandado embora

Copyright © 2025 ·

%d