• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pontualidade de pagamentos das pequenas empresas atingiu 95,4%

Pontualidade de pagamentos das pequenas empresas atingiu 95,4%

criado em: 21/07/2010,
última modificação: 21/07/2010 by Rita Carandina

A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas atingiu, em junho de 2010, o valor de 95,4%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 954 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. Este é o maior valor mensal do indicador desde janeiro de 2006, ano em que se inicia a série histórica. Na composição setorial, as pontualidades de pagamentos situaram-se bastante próximas durante o mês de junho, sendo de 95,4% no comércio e de 95,3% tanto na indústria quanto no setor de serviços.

No acumulado do primeiro semestre de 2010, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas brasileiras atingiu o patamar de 94,9%, o maior nível desde 2006 neste mesmo critério de comparação.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente recuou 3,0% em junho/10 frente ao mês de maio/10, atingindo o valor de R$ 1.495,36. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (junho de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais ainda apresenta queda de 2,5% (a décima terceira queda anual consecutiva). Todavia, tais recuos estão perdendo intensidade, o que sinaliza que as condições de crédito para as micros e pequenas empresas encontram-se em rota de recuperação permitindo-as a elevarem, gradativamente, seus volumes médios negociados.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade dos pagamentos das micro e pequenas empresas tende a se manter elevada ao longo dos próximos meses, em patamares acima dos registrados nos anos anteriores, dado que, apesar da desaceleração da atividade produtiva em curso, a economia brasileira ainda conseguirá sustentar uma boa taxa de crescimento ao longo do ano de 2010, favorecendo as condições de solvência das micro e pequenas empresas, especialmente daquelas mais focadas ao atendimento do mercado doméstico.
Cabe lembrar ainda que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre tendem a ser superiores aos do primeiro semestre dado que o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal.
Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico em inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 14/02: Kasper encontra As Três Graças no ferro-velho

Resumo da novela "Três Graças" em 14/02: no capítulo 102(*) da novela, Viviane fica decepcionada com Leonardo, quando este não se coloca do lado do povo da Chacrinha. Arminda dá entrevista para Téo … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 14/02: Kasper encontra As Três Graças no ferro-velho

Resumo “Coração Acelerado” 14/02: Nora pede que Eliomar guarde seu livro de ervas

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 14/02: no capítulo 030(*) da novela, Leandro desabafa com Agrado. Leandro explica sua situação para Alaor e sua família, a fim de conseguir o dinheiro para o … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 14/02: Nora pede que Eliomar guarde seu livro de ervas

Resumo “Êta Mundo Melhor” 14/02: Lourival visita Dita na cadeia

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 14/02: no capítulo 191(*) da novela, Candinho se desespera com a ausência de Policarpo, e Asdrúbal o conforta. Candinho convoca Araújo para tirar Dita da cadeia. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 14/02: Lourival visita Dita na cadeia

Resumo “Terra Nostra” 14/02: Juanito está com difteria e fica internado

Resumo da novela "Terra Nostra" em 14/02: no capítulo 135(*) da novela, Augusto e Matilde almoçam juntos e brindam no trem. Marco Antônio oferece o casarão que construiu com o dinheiro do pai, para … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 14/02: Juanito está com difteria e fica internado

Resumo “Rainha da Sucata” 16/02: Maria do Carmo pensa se deve se casar com Gerson

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 16/02: no capítulo 073(*) da novela, Adriana e Laurinha se encontram no hotel suíço. Edu vê Maria do Carmo e descobre que ela voltou a vender sucata. A situação … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 16/02: Maria do Carmo pensa se deve se casar com Gerson

Copyright © 2026 ·

%d