A Prefeitura de Piracicaba, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o Instituto Brasil Leitor (IBL) e a Caterpillar Brasil inauguram a primeira biblioteca em terminal de ônibus da cidade. Com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), a biblioteca “Máquina do Saber” será implantada no Terminal Central de Integração.

“Esta unidade é muito importante porque agora conseguimos, graças à parceria coma Prefeitura de Piracicaba, atender também os usuários de ônibus no interior paulista”, diz William Nacked, diretor-geral do IBL – que também é responsável por bibliotecas em sistemas de metrô e trem de todo o Brasil. “O terminal recebe mensalmente cerca de 538 mil pessoas de toda a cidade. São estudantes, trabalhadores, donas-de-casa, enfim, todo tipo de usuário que terá acesso, logo no primeiro momento, a mais de dois mil livros gratuitamente”.

“Há cinco anos, temos em nossa fábrica o projeto “Ler é Saber” e nosso objetivo sempre foi levar para a comunidade nossa biblioteca Máquina do Saber, pois acreditamos que nos livros podemos encontrar o maior tesouro da humanidade, que é o conhecimento. Por essa razão, consideramos fundamental estimular nossos jovens ao hábito da leitura por meio de uma biblioteca de fácil acesso, como é a que estamos inaugurando no Terminal de Integração. Afinal, quem lê bons livros está capacitado para a vida”, declara Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil.

O acervo inicial da biblioteca Máquina do Saber conterá 2.125 títulos dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. A expectativa é chegar a mais de três mil associados nos primeiros dois anos de funcionamento.

A Máquina do Saber funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, os passageiros precisarão apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados deverão apresentar documento de identidade e CPF (originais e cópias), juntamente com uma foto 3×4. Também será necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, poderão retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

Sobre as bibliotecas do IBL: A Máquina do Saber é a 10º biblioteca do IBL. O Brasil Leitor mantém também, cinco Embarque na Leitura em São Paulo (estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM) uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central); uma Livros sobre Trilhos em Porto Alegre (Estação Mercado); uma Estação Leitura em Belo Horizonte (Estação Central) e a Leitura Integrada em Paulista, Grande Recife (Terminal Integrado Pelôpidas Silveira). Juntas somam 55.751 associados e 565.526 empréstimos. “Esse sucesso prova que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e apressado”, afirma William Nacked.

Sobre a Caterpillar Brasil: localizada em Piracicaba (SP), há mais de 55 anos é líder absoluta de mercado em seus segmentos de atuação, além de acumular as certificações de Excelência Operacional Classe A, ISO 9001:2000, ISO 14001 e o Prêmio Nacional da Qualidade/1999. A linha nacional de produtos é composta de 35 diferentes modelos de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras. Produz também grupos geradores nas faixas de 36 a 750 kVA, ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. A empresa conta com mais de 5.000 funcionários, sendo reconhecida por suas práticas de gestão de pessoas, suas ações de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Desde 2004, é classificada como uma as melhores empresas para trabalhar no Brasil e na América Latina pelas pesquisas do Great Place to Work Institute e Guia Você S/A-Exame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here