Num mercado cada vez mais competitivo, a inovação constante na área de produtos pode ser um grande diferencial mercadológico. Muitas empresas, na incessante busca por oferecer algo diferenciado, acharam nas diferentes e expressivas linhas do design, a solução para chamar a atenção do público e se destacar. De olho nessa tendência, o Instituto Mauá de Tecnologia escolheu o tema ‘Design Innovation’ para reger a 2ª Semana de Design, que acontece de 24 a 26 de agosto, no campus de São Caetano do Sul. Através de diversas palestras e apresentações de cases, renomados profissionais da área abordarão, sob diferentes enfoques, como o design pode contribuir para a inovação de produtos. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas.
De acordo com a professora Cláudia Facca, coordenadora do evento e também do curso de Design do Produto da Mauá, a escolha do tema ‘Design Innovation’ se deu pela atualidade do mesmo e pela constante necessidade dos futuros ou já atuantes profissionais do mercado estarem sempre antenados nas últimas novidades da área. Além disso, o tema também reflete o grande objetivo do desenvolvimento de qualquer novo produto, a inovação. “Essa é a razão do design existir”, explica.
O grande objetivo da Semana de Design é trazer, para o ambiente acadêmico, profissionais de empresas conhecidas do setor, que vivenciam o tema no seu dia a dia e podem comprovar, através de suas experiências, a importância de se ter um design inovador. “Além de mostrar o que está acontecendo nas empresas, queremos também nos aproximar, e com isso, intensificar a relação empresa-escola”, conta a coordenadora.
Para esta edição, a Mauá convidou empresas de segmentos variados, tanto as que possuem departamentos internos de design, como escritórios que desenvolvem projetos e que apresentarão no evento as várias faces do tema para profissionais, estudantes da Mauá e de outras instituições e interessados no assunto de maneira geral. Dentre as empresas convidadas estão: Nó Design, Ford do Brasil, Fiat, Whirlpool, Gad Design e Market Analytics.
Reconhecimento pela inovação – Reafirmado o quanto um projeto com linhas e formas inovadoras pode se destacar e agregando ainda mais força ao nome do curso de Design do Produto da Mauá, recentemente o professor Marcos Batista , juntamente com o designer Leonardo Romeu, foi laureado pela inovação de um de seus projetos. Ambos foram agraciados na categoria eletrodoméstico/ linha branca do XI Prêmio House & Gift de Design, que estimula a criação e inovação de produtos para uso doméstico. A premiação tem como objetivo reconhecer as peças que atinjam os mais altos índices nas métricas de avaliação, definindo o estilo contemporâneo de design no Brasil, criando tendências e moda. Ao designer, é concedido o reconhecimento de seu talento, posicionando-o entre os melhores profissionais do setor no mercado nacional.
Serviço – 2ª Semana de Design
Tema – Design Innovation
Data – de 24 a 26 de agosto de 2010
Horário – a partir das 19h
Local – Auditório H201 do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, campus de São Caetano do Sul (Praça Mauá, 01)
Informações e inscrições: www.maua.br
A programação da 2ª Semana de Design: Design Innovation:
Dia 24
19h – Inovação pelo design – Transformando Modelos Mentais.
Palestrantes: Flávio Barão Di Sarno e Cândido Azeredo, sócios da Nó Design.
21h – Studio de Design – Linguagem Kinetic.
Palestrante: João Marcos de Oliveira Ramos, FSAO Chief Designer da Ford.
Dia 25
19h – Centro Estilo Fiat América Latina – Novo Fiat – Novo Idea – Fiat Mio.
Palestrante: Peter Fassbender, responsável pelo Centro de Estilo da Fiat América Latina em Betim.
21h – Experience Design.
Palestrante: Jaako Tammela, Experience Design Manager da Whirlpool S. A.
Dia 26
19h – Design como metodologia do pensar.
Palestrante: Fabiano Pottes, Gerente de Inovação de Design da GAD’Innovation.
21h – Entendimento do consumidor como apoio à inovação.
Palestrante: Alexandre Catelan, sócio-diretor da Market Analytics.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.
O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.
O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.