• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Greenpeace – desempenho de candidatos identificados com o desmatamento

Greenpeace – desempenho de candidatos identificados com o desmatamento

criado em: 05/10/2010,
última modificação: 05/10/2010 by Rita Carandina

Eleição 2010 – Tom Jobim já dizia que o Brasil não é para principiantes. Enquanto os analistas se dedicam a explicar o resultado e a especular sobre o rumo que Marina Silva irá tomar diante da disputa entre Serra e Dilma no segundo turno, o Greenpeace acredita que é mais do que hora da questão ambiental – justamente a que catapultou a senadora no cenário político brasileiro – encontrar seu lugar entre os temas prioritários da agenda nacional, acabando com a síndrome de que político que fala em meio ambiente perde votos. Marina teve 20 milhões de votos.

Dilma e Serra não podem mais fugir do tema. Para além do que fazer em saúde, educação, segurança e emprego, que são alvo das promessas dos candidatos, o Greenpeace defende que há assuntos dentro da pauta ambiental que precisam ser priorizados no plano de governo de um futuro presidente da República.

O primeiro deles é a compatibilização entre a expansão da agricultura e a garantia da preservação das nossas florestas. Num país com mais de uma centena de milhões de hectares abandonados e outros tantos desmatados, dizer que é preciso desmatar mais para continuar plantando é repetir o velho mantra de que a destruição da natureza é o passaporte para o desenvolvimento.

Assim, a tentativa de acabar com o Código Florestal no Congresso Nacional, que conta com o apoio de setores dos mais diferentes partidos, incluindo o PT e o PSDB, é o primeiro tema que exige da sociedade uma atenção imediata. Qualquer dos dois candidatos que não deixar clara a importância do código para a proteção de nossas florestas vai se comprometer não com o futuro, mas com um Brasil atrasado.

Outro assunto fundamental é o que fazer para que o Brasil assegure o crescimento da sua economia sem sujar a nossa matriz de geração elétrica, baseada principalmente em fontes limpas e renováveis. Não bastasse o fato de estarmos aumentando a geração de energia a partir de fontes sujas, embarcamos na aventura do pré-sal sem medir os impactos ambientais e econômicos dessa opção.

Ela vai dobrar as nossas emissões dos gases de efeito estufa e certamente atrasará o esforço que o país precisa fazer para não perder a corrida tecnológica pela busca do combustível limpo e renovável que vai fazer o mundo se mover no século 21.

O candidato presidencial que decidir ignorar as questões ambientais daqui para a frente corre sério risco de entrar em choque com o eleitor. Se algum deles duvidar disso, basta estudar o que aconteceu na eleição para Câmara dos Deputados. Em todo o país, deputados identificados com a causa ruralista e que combateram o Código Florestal nos últimos meses, defendendo a anistia para desmatadores, viram emagrecer seu cabedal eleitoral ou simplesmente não foram eleitos, caso de Valdir Colatto (PMDB-SC).

Aldo Rebelo (PCdoB-SP), líder da ofensiva contra o Código Florestal, angariou o dobro de fundos mas perdeu 47 mil votos em relação a eleição de 2006. Abelardo Lupion (PMDB-PR), outro ruralista empedernido, foi eleito.
Mas não por seus próprios méritos. Teve que se valer da força eleitoral de sua legenda. Com os deputados identificados com a defesa de nossas florestas aconteceu exatamente o contrário. Rebeca Garcia (PP-AM) teve 64 mil votos a mais do que na eleição passada. Ivan Valente (PSOL-SP), de 83 mil votos em 2006, saltou para 189 mil em 2010. O eleitor deu um recado.
Ficar a favor do crime ambiental, definitivamente, não compensa.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3485 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3485, realizado na Sexta-feira, dia 12/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Lotofacil 3485 teve 1 acertador dos números. O ganhador é da cidade de … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3485 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Super Sete: Resultado do concurso 745 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Resultado do Super Sete, concurso 745, realizado na Sexta-feira, dia 12/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O Super Sete 745 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do … [Ler Mais...] sobreSuper Sete: Resultado do concurso 745 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Último resultado da Dupla Sena

Dupla Sena: Resultado do concurso 2859 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Resultado da Dupla Sena, concurso 2859, realizado na , dia . A Dupla Sena 2859 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do prêmio para o próximo sorteio, Dupla Sena , é de R$ . Com este … [Ler Mais...] sobreDupla Sena: Resultado do concurso 2859 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Último resultado da Lotomania

Lotomania: Resultado do concurso 2822 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Resultado da Lotomania, concurso 2822, realizado na Sexta-feira, dia 12/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Lotomania 2822 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do … [Ler Mais...] sobreLotomania: Resultado do concurso 2822 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6825 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Resultado da Quina, concurso 6825, realizado na Sexta-feira, dia 12/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Quina 6825 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do prêmio … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6825 sorteado Sexta-feira 12/09/2025

Copyright © 2025 ·

%d