• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Eleições 2010 – regras para doação por cartão de crédito

Eleições 2010 – regras para doação por cartão de crédito

criado em: 30/06/2010,
última modificação: 30/06/2010 by Rita Carandina

A Proposta apresentada pelo ministro Arnaldo Versiani para alteração de norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre doação por cartão de crédito para campanha eleitoral foi aprovada por unanimidade pelos ministros da Corte. Com a decisão, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) deve ser informado pelo doador diretamente ao partido no momento da doação, fato que retira a responsabilidade das administradoras de cartão de crédito em fornecer a identificação dos recursos com o CPF do doador.

Em análise à Instrução 2206, o Plenário decidiu retirar a expressão “com a identificação do CPF do doador” contida no final do artigo 15, da Resolução 23.216, do TSE. Esta norma trata sobre a arrecadação de recursos financeiros de campanha eleitoral por cartão de crédito.

A instrução previa a obrigatoriedade de administradora de cartão de crédito fornecer aos partidos políticos, candidatos e comitês a identificação dos recursos com o CPF. As administradoras alegavam que seria inviável prestar a informar a identificação por falta de condições operacionais, tendo em vista que precisariam criar outro elemento nessa transação financeira a fim de apresentar tal dado.

Segundo o ministro Arnaldo Versiani, no estante da doação, que é feita pela internet, é apresentado “esse campo próprio do CPF, então não há necessidade de as administradoras fornecerem aos partidos, candidatos e comitês o CPF porque esses dados já constarão do próprio recibo eleitoral”. O ministro explicou que o preenchimento desse campo é obrigatório e o recibo eleitoral só é impresso com o fornecimento do CPF, portanto os partidos políticos, candidatos e comitês quando prestarem as suas contas aos tribunais eleitorais já prestarão as contas com a identificação do CPF.

Dessa forma, agora, o doador no momento da doação informará diretamente no próprio site do partido o número de seu CPF e essa informação constará na impressão do recibo eleitoral.

Em relação à nova redação, a disposição original do artigo 15 continha apenas o detalhamento de as doações recebidas serem identificadas com o CPF do doador. Assim, o tribunal resolveu alterar o dispositivo que passa a ter a seguinte redação:

“Art. 15. As operadoras de cartão de crédito, demais participantes do sistema de operações com cartão de crédito e instituições financeiras deverão informar aos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos, antes do prazo final para entrega da prestação de contas de campanha, inclusive na hipótese de segundo turno, o detalhamento das doações recebidas”.

Regras

A doação para campanha eleitoral por meio de cartão de crédito é uma novidade instituída pela Lei 12.034/09. As contribuições recebidas por cartões de crédito devem observar os mesmos requisitos das demais contribuições.

As doações por meio do cartão de crédito poderão ser feitas até o dia da eleição – inclusive na hipótese de segundo turno. A resolução deixa claro que só podem utilizar esse sistema as pessoas físicas e que não podem ser usados cartões corporativos (de empresas ou órgãos da administração pública) ou emitidos no exterior.

Outro ponto especificado no texto reafirma o limite de doação, que é de 10% dos rendimentos brutos recebidos pelo doador no ano anterior à eleição. Os partidos e candidatos devem emitir recibo eleitoral das doações, contendo o nome e o número de CPF do doador, entre outras informações.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 14/01: Paulinho conta que Feliciano compra obra de arte roubada

Resumo da novela "Três Graças" em 14/01: no capítulo 075(*) da novela, Paulinho ajuda o pastor Albérico a levar Jorginho para o posto médico. Arminda sugere que Zenilda possa estar investigando … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 14/01: Paulinho conta que Feliciano compra obra de arte roubada

Resumo “Coração Acelerado” 14/01: João Raul convida Naiane para participar do clipe

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 14/01: no capítulo 003(*) da novela, Agrado lamenta não ter conseguido o dinheiro de seu trabalho na festa. Naiane comemora ter seu vídeo exposto no show de … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 14/01: João Raul convida Naiane para participar do clipe

Resumo “Êta Mundo Melhor” 14/01: Celso acusa Ernesto de ter atentado contra a vida de Estela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 14/01: no capítulo 165(*) da novela, Samir, Picolé e Quitéria se decepcionam com Candinho por ter beijado Doris, sem saber que se trata de Dita. Lourival … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 14/01: Celso acusa Ernesto de ter atentado contra a vida de Estela

Resumo “Terra Nostra” 14/01: Augusto comemora a sua eleição

Resumo da novela "Terra Nostra" em 14/01: no capítulo 108(*) da novela, Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente. Ele pede que ela se mude para a casa dos pais. Rosana e Marco Antônio voltam … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 14/01: Augusto comemora a sua eleição

Resumo “Rainha da Sucata” 14/01: Adriana conta a Caio que Franklin assaltou sua casa

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 14/01: no capítulo 051(*) da novela, Edu não tem tempo de falar o que quer com Maria do Carmo,porque Rafael e Paula chegam ao restaurante e se sentam em sua … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 14/01: Adriana conta a Caio que Franklin assaltou sua casa

Copyright © 2026 ·

%d