• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / As 100 marcas mais valiosas do Brasil

As 100 marcas mais valiosas do Brasil

criado em: 31/03/2010,
última modificação: 31/03/2010 by Rita Carandina

A Brand Finance, em parceria com a revista The Brander/IAM divulga a quinta edição do estudo anual “As 100 marcas mais valiosas do Brasil“. De acordo com o CEO e sócio da Brand Finance América do Sul e da revista The Brander/IAM, Gilson Nunes, enquanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa e no estudo subiu de R$ 995,2 bilhões para R$ 1,52 trilhão – crescimento de 52,8% em relação a 2008, a soma do valor de suas marcas aumentou 23%, saltando de R$ 221, 4 bilhões para R$ 273,3 bilhões. 

“Este resultado mostra que as marcas mais fortes e valiosas do país não foram abaladas mediante a estagnação econômica do ano anterior, já que são ativos estratégicos geralmente mais resistentes e duráveis em momentos de crises, quando comparadas aos demais ativos das empresas. Atualmente, as marcas são o maior diferencial competitivo sustentável das empresas”, afirma Nunes.

Pelo quarto ano consecutivo, Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 23,1 bilhões (“A” em termos de Força de Marca ou brand rating ); seguido, pela ordem, por Banco Itaú (R$ 12,0 bilhões e BBB em Força de Marca), Banco do Brasil (R$ 11,6 bilhões e BB-); Petrobras (R$ 9,7 bilhões, BBB-); Vivo (7,6 bilhões e BBB), Oi/Telemar (R$ 7,5 bilhões e BB); Casas Bahia (R$ 7,2 bilhões e BBB+); Caixa (R$ 7,0 bilhões e BB-); Carrefour (R$ 6,5 bilhões e BBB) e Fiat (R$ 6,4 bilhões e BBB+ em Força de Marca).

Os setores nos quais as marcas obtiveram maior percentual de crescimento em valor, quando comparadas ao período anterior, foram os bancos (Santander, HSBC, Caixa, BNDES , Banco do Brasil e Bradesco), varejo (Wall Mart, Carrefour, Casas Bahia e Magazine Luiza) e exportação de commodities (Gerdau, Petrobras). “Estes setores foram beneficiados pela recuperação da bolsa de valores após julho de 2009 e por boas perspectivas futuras (em especial Gerdau e Petrobras) e, ainda, pelo crescimento do consumo das famílias brasileiras, graças ao pacote do governo de estímulo à economia, isenção de IPI, entre outros. Já no setor automobilístico, apesar dos estímulos e do forte crescimento em vendas, apenas a marca Honda teve alta expressiva em seu valor. As demais do setor mantiveram seus valores financeiros ou cresceram a taxas modestas, resultado da queda no índice de força da marca avaliada pelos consumidores, que apontaram problemas em assistência técnica, pós venda, serviços ao consumidor e qualidade do produto, entre outros”, explica Nunes.

Neste contexto, as marcas que mais cresceram em valor são, pela ordem: Santander (140%), Ultrapar (109%), Gerdau (106%), HSBC (93%), Caixa (74%), Wall Mart (74%), Petrobras (65%), BNDES (62%), Banco do Brasil (56%), Honda (54%), Carrefour (52%), Casas Bahia (44%), Magazine Luiza (44%) e Bradesco (42%).
Estudo aponta as quedas e inclui novas marcas
Já quedas notáveis em valores ocorreram com as marcas Sadia (-26%); Nokia (-38%) e Texaco (-34%), entre outras que também caíram de posição no ranking 2010. “Estas marcas foram negativamente impactadas por fatores como piora da economia, maior concorrência ou falta de investimento apropriado na marca, seja em marketing, promoção, ponto de venda, pós venda, garantia e serviços ao consumidor, entre outros itens avaliados”, afirma Nunes.
Por outro lado, Cargill, Pepsico, Visa, Odebrecht, WEG, ArcelorMittal, Localiza, Banrisul e Microsoft são as novas marcas que entraram no rol das 100 mais valiosas do Brasil em 2010.

Metodologia
As marcas foram avaliadas por meio de pesquisa quantitativa de mercado em nível nacional, com 6.221 pessoas e base nos indicadores: produtos e serviços; preço; marketing e comunicação; governança corporativa e responsabilidade socioambiental; pós venda; e canal de distribuição. A nota final dada pelos usuários de cada marca em cada um dos indicadores é o índice de Força da Marca. As classificações finais das marcas são expressas como uma pontuação de índices de 0-100. Também são expressas alfabeticamente de AAA até D: (AAA, extremamente forte); (AA, muito forte); (A, forte); (BBB, média); (BB, de baixo desempenho); (B, fraca); (CCC, muito fraca); (CC, extremamente fraca); (C, fracassando) e (D, moribunda). As classificações podem ser alteradas incluindo-se um sinal de mais (+) ou menos (-) para mostrar seu posicionamento de forma mais detalhada.

Sobre a Brand Finance
A Brand Finance é uma empresa de origem inglesa baseada em Londres e conta com escritórios em mais de 21 países no mundo todo e em todos os continentes, como nos EUA, Europa, Ásia, além do Brasil. É líder mundial em avaliação e gestão da marca e ativos intangíveis. Fundada em 1996, a Brand Finance já fez milhares de avaliação de marcas no mundo todo, com um valor agregado de US$ 10 trilhões.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Super Sete: Resultado do concurso 772 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Resultado do Super Sete, concurso 772, realizado na Sexta-feira, dia 14/11/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio do Super Sete 772 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreSuper Sete: Resultado do concurso 772 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Último resultado da Lotomania

Lotomania: Resultado do concurso 2849 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Resultado da Lotomania, concurso 2849, realizado na Sexta-feira, dia 14/11/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotomania 2849 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreLotomania: Resultado do concurso 2849 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

+Milionaria: Resultado do concurso 303 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Resultado da +Milionaria, concurso 303, realizado na Sexta-feira, dia 14/11/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da +Milionaria 303 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobre+Milionaria: Resultado do concurso 303 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Último resultado da Dupla Sena

Dupla Sena: Resultado do concurso 2886 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Resultado da Dupla Sena, concurso 2886, realizado na Sexta-feira, dia 14/11/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Dupla Sena 2886 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreDupla Sena: Resultado do concurso 2886 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6879 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Resultado da Quina, concurso 6879, realizado na Sexta-feira, dia 14/11/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Quina 6879 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na cidade … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6879 sorteado Sexta-feira 14/11/2025

Copyright © 2025 ·

%d