• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Vigilância em saúde com bases ambientais

Vigilância em saúde com bases ambientais

criado em: 25/06/2009,
última modificação: 27/07/2009 by Rita Carandina

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciaram a criação e estão em processo de desenvolvimento do Observatório de Clima e Saúde da América Latina (Observatorium).

Ao agrupar informações de diversas naturezas – ambientais, climáticas, epidemiológicas, socioeconômicas e de saúde pública – a iniciativa pretende acompanhar e antever processos envolvidos na relação entre as mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a saúde humana.

O observatório irá integrar bases de dados de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), além de reunir bancos de instituições de ensino e pesquisa, visando a fomentar estudos acadêmicos e o desenvolvimento de inovações tecnológicas nas áreas de clima e saúde.

“A ideia é criar uma nova política nacional de acesso aos dados já disponíveis e arquivados em múltiplas instituições do país, de modo que uma única plataforma tecnológica na internet permita a consulta compartilhada às informações e à produção de conhecimentos sobre o assunto”, disse o coordenador do projeto no Inpe, Antônio Miguel Vieira Monteiro, à Agência FAPESP.

“O Observatorium se propõe a unir três questões: ciência de qualidade, inovações tecnológicas e ferramentas para o suporte e a decisão política. Trata-se de uma nova proposta de apoio à gestão e aos serviços de saúde com bases científicas e tecnológicas”, explicou Monteiro, que coordena o Programa Espaço e Sociedade do instituto.

Atualmente, os pesquisadores envolvidos com o projeto trabalham na elaboração de um inventário de dados sobre clima e saúde. “Dados já existem em grande quantidade. O mais importante agora é consolidar essas informações e definir quem são os produtores de dados mais importantes nas relações associadas aos processos de saúde e doença derivadas de clima e meio ambiente”, disse.

Além de fomentar a tomada de decisão de gestores e a participação dos cidadãos em temas sobre as mudanças climáticas e seus impactos na saúde, o Observatorium pretende ainda realizar análises para a identificação de tendências e padrões climáticos de modo a alertar e acompanhar situações de emergências na saúde geradas pelo clima.

Pessoas que não estejam vinculadas a nenhuma instituição, explica o pesquisador do Inpe, também poderão alimentar o Observatorium com dados novos por meio da “Base Viva”, ferramenta que permitirá a inserção de informações sobre eventos naturais e condições de saúde da população.

“Os dados provenientes dessa participação externa, em que as pessoas poderão contar casos isolados e pontuais de suas cidades, por exemplo, terão um tratamento diferenciado para a consolidação de uma base paralela”, disse Monteiro. Uma versão piloto do Observatorium deverá ser lançada até o fim de 2009.

Na Fiocruz, o projeto, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é coordenado pelo pesquisador Christovam Barcellos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). No Inpe, a iniciativa é conduzida pelo Programa Espaço e Sociedade, com a participação das áreas de Previsão de Tempo e Clima, Observação da Terra e Ciência do Sistema Terrestre.

Agência FAPESP

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Clima, Saude e Vida

Sidebar primária

Seu celular em uma maquininha

Point Tap: transforme seu celular em uma maquininha de pagamentos

A tecnologia tem facilitado cada vez mais a vida de quem trabalha por conta própria ou está começando um pequeno negócio. Uma das novidades mais práticas é a possibilidade de receber pagamentos com … [Ler Mais...] sobrePoint Tap: transforme seu celular em uma maquininha de pagamentos

O caso Sandro Hiroshi: quando um jogador quase mudou a tabela do Brasileirão

O impacto de decisões judiciais no futebol brasileiro já foi sentido em diversas ocasiões, como no caso de Sandro Hiroshi, que ocasionou até em uma edição especial do Brasileirão.  Situações como … [Ler Mais...] sobreO caso Sandro Hiroshi: quando um jogador quase mudou a tabela do Brasileirão

Resumo “Vale Tudo” 17/09: Marco Aurélio diz a Leila que deseja se vingar

Resumo da novela "Vale Tudo" em 17/09: no capítulo 147(*) da novela, Leila e Marco Aurélio conversam sobre a desconfiança de Freitas e Mário Sérgio. César grava a conversa de Odete com pessoas … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 17/09: Marco Aurélio diz a Leila que deseja se vingar

Resumo “Dona de Mim” 17/09: Samuel diz a Breno que Jaques suspendeu a produção das revistas

Resumo da novela "Dona de Mim" em 17/09: no capítulo 121(*) da novela, Marlon tenta convencer Kami a esquecer Bárbara. Ryan e Bárbara se beijam. Bárbara provoca Leo. Peter conversa com Nina sobre … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 17/09: Samuel diz a Breno que Jaques suspendeu a produção das revistas

Resumo “Êta Mundo Melhor” 17/09: Ernesto provoca Celso falando de Estela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 17/09: no capítulo 069(*) da novela, Sabiá acompanha Candinho, Zulma e Aladin na busca por Samir e Jasmin. Samir teme as atitudes de Marilda e Aderbal, e clama … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 17/09: Ernesto provoca Celso falando de Estela

Copyright © 2025 ·

%d