ratimA TV Rá Tim Bum, canal de TV por assinatura infantil da Fundação Padre Anchieta, fechou parceria com a ZON Multimédia – a maior operadora nacional de triple play (televisão, internet e telefone), líder no mercado de Pay TV em Portugal e uma das maiores operadoras na Europa – para a exibição de conteúdo brasileiro. 

A partir do dia 14 de outubro, crianças e famílias portuguesas terão acesso a produções infantis inéditas em língua portuguesa, com toda a qualidade pedagógica e artística que consagrou a TV Rá Tim Bum nos últimos cinco anos.

Com essa iniciativa, a TV Rá Tim Bum, o primeiro canal brasileiro da TV por assinatura, também passa a ser a primeira emissora infantil em língua portuguesa desse mercado.

Inicialmente, os assinantes terão acesso a seis programas do canal, incluindo a série de sucesso Cocoricó, as peças do Teatro Rá Tim Bum e a animação Escola de Princesinhas, por meio do ZON Videoclube (sistema pay-per-view). Mas, segundo o diretor da TV Rá Tim Bum, Mauro Garcia, o objetivo é oferecer o canal 24 horas em língua portuguesa, ao lado dos canais infantis internacionais, tal como ocorre no mercado brasileiro.

Sobre a ZON TVCabo

A ZON TVCabo é a maior operadora nacional de triple play (televisão, internet e telefone). É líder no mercado de Pay TV em Portugal e uma das maiores operadoras na Europa, ultrapassando os 1,5 milhões de clientes. Com mais de 100 canais de televisão (distribuídos em vários pacotes base e canais premium), a empresa aposta na expansão da sua grade digital, nas plataformas de Cabo e Satélite, e na Alta Definição. Na área da Internet de banda larga, a ZON Netcabo tem 572 mil clientes, sendo líder em termos tecnológicos em Portugal. Em 2007, a oferta da ZON foi complementada com o serviço telefônico, que já atingiu 500 mil clientes. Com o lançamento, em 2008, do serviço móvel (MVNO – operador móvel virtual), a ZON TVCabo ganhou a dimensão de uma nova operadora global de telecomunicações.

PROGRAMAS QUE SERÃO EXIBIDOS NA ZON MULTIMEDIA

Cocoricó
Sucesso entre as crianças, a série Cocoricó traz as aventuras de uma turma formada pelo garoto Júlio, as galinhas Lilica, Zazá e Lola, o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, o porquinho Astolfo e muitos outros amigos que vivem numa alegre fazenda. Juntos, eles discutem temas como as estações do ano, comidas típicas e o clima. É voltada às crianças em fase pré-escolar e traz histórias divertidas e atraentes, sempre com muita música e bom humor.

Em 13 anos no ar, o programa conquistou diversos prêmios, entre eles VII Festival de Cinema Infantil de Ciudad Guayana, Festival Prix Jeunesse Ibero Americano, Prêmio da Unesco, Prêmio Apca, entre outros. Ganhou também o prêmio de 2006 da TV Press como melhor programa infantil.

Kiara e os luminitos

Em um planeta totalmente diferente, habitado por seres extraterrestres, uma garotinha tem a difícil missão de conquistar novos amigos, ser aceita na escola e formar seu ciclo social. Esse é o mote do desenho Kiara e os Luminitos, que aborda, de forma leve e descontraída, temas de grande importância para o universo infantil, como inclusão social, primeiro dia de aula, a dificuldade de fazer amigos, entre outros.

Recém chegada ao planeta Luminu, Kiara se vê sem companhia e com um grande tédio, pois a televisão não tem sinal, a internet não conecta e seu vídeo game não funciona. Ao lado de seus pais, ela descobre que precisa tomar coragem para se aproximar de outras crianças e, assim, conhecer novos colegas. Assim, ela conhece uma turminha muito divertida: Ana Luz, Luscofusco, Pirilampo, Lux, Purpurina e Luna, que vão encher de aventuras o cotidiano da garota.

Escola de Princesinhas

Traz as descobertas de cinco garotas bastante aplicadas – Cindy, Bianca, Hime, Iriá e Zade – mas que estão sempre arrumando confusão. Muito curiosas, as princesas se deparam com sapos, bruxas, feitiços e monstros em suas aventuras.

Teatro Rá Tim Bum – peça Borboleta Sem Asas

O Teatro Rá Tim Bum apresenta uma adaptação televisiva da peça teatral Borboleta sem Asas, dirigida por Bete Rodrigues. No Jardim Central nasce Babi, uma borboleta sem asas. Alvo de piada das vaidosas irmãs borboletas – Amélia, Hortência e Joaninha -, Babi não se conforma com o fato de não ter asas e acaba envolvendo-se pelas crueldades que as três irmãs falam sobre ela. Desolada por ser diferente dos outros seres da sua espécie, Babi ouve o conselho das irmãs borboletas e sai à procura do caminho para o lago, onde encontraria asas de cupim. Durante sua trajetória, a borboleta se depara com novos amigos – o caramujo Magnólio, a libélula Tininha, a centopéia Cidão e o vagalume Lamparino -, com os quais vive inúmeras aventuras.

Teatro Rá Tim Bum – peça Os três porquinhos

O Teatro Rá Tim Bum apresenta uma adaptação televisiva da peça Os Três Porquinhos, dirigida por Bete Rodrigues. Na trama, o açougue Pipo e Pepe vendem carne de tudo: carne de sapato, carne de bicicleta, carne de cebola… mas um cliente liga e pede carne de porco. É aí que começa a confusão. Pipo e Pepe não conhecem nenhum porco além dos porquinhos da Tia Porpeta, em Muzambinho. Contra sua vontade, Pipo vai para a fazenda da Tia Porpeta, seqüestrar um dos três porquinhos.

Pequenos Cientistas

O mundo das ciências está cheio de mistérios e para ajudar a desvendá-los, o programa Pequenos Cientistas traz dois dinossauros muito simpáticos, a Diná e o Rex. Com eles, nada mais será segredo. As crianças vão aprender um bocado sobre química e física, entender melhor a natureza e até conhecer as profissões.

O que eu vou ser quando crescer?

Neste programa, o garoto Júnior e a menina Fefê, duas crianças muito fofinhas, apresentam aos pequenos telespectadores as profissões mais legais do mundo.