tvculturajovemO novo programa da TV Cultura, que estreia dia 8 de setembro às 18 horas, ainda não tem nome, mas o público é certo: os jovens antenados. Será um espaço diário, onde a produção é compartilhada e chega também pelas mãos da audiência, para construir conteúdo coletivo. Para isso, as plataformas de TV e Internet serão exploradas articuladamente no projeto, com todas as possibilidades de interação. O próprio nome do programa será definido pelos internautas, por meio de votação já aberta no endereço www.tvcultura.com.br/programanovo e que só se concluirá depois que a atração for ao ar.

Mais do que um suporte de arquivos, com hospedagem de vídeos e fotos, o site do Programa Novo (título provisório) será um propulsor de pautas e tendências, com ferramentas específicas e serviços de web 2.0, como twitter, facebook, myspace, orkut, youtube, entre outros; além de um chat ao vivo durante o programa. Esses recursos vão permitir ao internauta interferir no rumo e na dinâmica da atração. Ele poderá enviar sugestões, vídeos e fotos, e também participar de enquetes, concursos, jogos e desafios, entre outras ações. Assim, a página irá alimentar o programa na TV e vice-versa. Tudo para que a linguagem seja uma só: a da moçada.

Para Âmbar de Barros, coordenadora do núcleo infanto-juvenil da TV Cultura, a nova atração quer ser muito mais do que um espaço de convívio e diversão. “Como o programa mergulha de forma radical no universo das novas mídias, seu grande desafio é interligar os diferentes conteúdos produzidos pelos jovens ou direcionados a eles”, diz.

O coordenador de conteúdo e qualidade, Gabriel Priolli, enfatiza que o Programa Novo oferecerá uma nova experiência para o telespectador, que desfrutará ao máximo os conteúdos oferecidos se sintonizar simultaneamente a TV e o computador. “É um programa concebido para ser consumido nas duas mídias, ao mesmo tempo, sem contar o celular, que também será integrado com o tempo. Quem assistir apenas na TV, terá muita diversão. Mas quem ligar também o computador na internet, terá mais, terá a possibilidade de co-produzir o programa conosco, em tempo real”.

Plateia virtual

Comandado por uma equipe jovem e bem humorada, o Programa Novo terá um apresentador, o Zé Brites, de 27 anos – que comandava o Patrola, da RBS – ; três blogueiros: Carlos Carlos, de 29 anos; Roberta Youssef, de 27 anos; e Rodolfo Rodrigues, de 21 anos; e uma repórter, a Gabi França, de 19 anos, ex-apresentadora do canal Nickelodeon e do programa Pé na Rua, da TV Cultura. Gabi vai entrar em links ao vivo com informações de vários pontos de São Paulo: shows, estádios de futebol, festas, feiras e outros eventos que estiverem fazendo a cabeça da galera.

O grupo Jogando no Quintal terá participação diária, brincando com convidados e equipe, dentro do formato de suas peças teatrais, ao som da DJ Cláudia Dorei. A trupe de comediantes vai improvisar cenas a partir de temas sugeridos pelo público por telefone, web ou SMS, fazendo com que a plateia virtual interfira diretamente no rumo da brincadeira.

Nada é fixo no Programa Novo. Em todos os momentos haverá participação da audiência, que poderá escolher, periodicamente, quem fica e quem sai do elenco. O objetivo é levar entretenimento, música, games, tecnologia, brincadeiras, esporte, comportamento, arte e cultura de forma divertida, criativa, inusitada e participativa.

“O projeto é ousado e é justamente isso que estamos buscando na TV Cultura”, diz Âmbar. “Além da preocupação em experimentar, que é um papel importante numa emissora pública, a Cultura tem uma longa expertise na produção de programas para o público jovem, já que se consagrou com atrações que marcaram época e conquistaram gerações como Fábrica do Som, Matéria Prima, Confissões de Adolescentes e tantos outros.”

O Programa Novo terá 90 minutos de duração e será transmitido diariamente, de segunda a sexta, entre 18h00 e 19h30.

TV Cultura