• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Economia / Seminário debate mudanças no Código Florestal?

Seminário debate mudanças no Código Florestal?

criado em: 07/06/2009,
última modificação: 07/06/2009 by Rita Carandina

Trazer conhecimento e esclarecimentos sobre a proposta de mudança no Código Florestal Brasileiro foi o propósito de um seminário, realizado na última quinta-feira(04), no Centro de Formação da Paróquia São João Bosco, em Ji-Paraná.

O seminário se fez necessário diante da preocupação dos agricultores familiares em como cumprir o que rege o atual Código Florestal que prevê que 80% da área das propriedades sejam preservadas. Segundo os agricultores o Código vigente traz grandes implicações para o fortalecimento ou mesmo sobrevivência do segmento, uma vez que os produtores passam a dispor de apenas 20% da área para exploração com produções.

O evento foi promovido pela parceria entre comunidades de agricultores familiares, entidades relacionadas ao tema, deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) e Igreja Católica.

Entre os órgãos que se fizeram presente há o consenso de que a agricultura familiar não degrada ao meio ambiente; precisa ser vista de forma diferenciada; e receber suporte para sua continuidade. Participaram do encontro representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), deputado federal Anselmo de Jesus, comunidade e estudantes de escolas da zona rural.

O deputado Anselmo destacou que momentos como o proposto pelo seminário são de grande importância e exige atenção de todos. De acordo com o parlamentar a agricultura familiar tem um papel de sustentatividade considerável para o País e por isso deve receber tratamento diferenciado pelo Código Florestal Brasileiro. “A agricultura familiar não deve ser ignorada. Ela representa mais de 84% dos imóveis rurais, 77% das ocupações no campo e é responsável por mais de 60% dos alimentos que chegam a mesa dos brasileiros”, disse.

Para o produtor rural Darci Belmiro da Silva cerca de 30% das pequenas propriedades do município precisam que haja a mudança para sua sobrevivência. “Queremos a diferenciação do Código para com o grande e o pequeno agricultor, para que possamos respeitar a legislação e ter nossa produção de forma sustentável”, disse Darci.

Projeto
O Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT/RO) é autor do Projeto de Lei de nº 5020/2009 que altera e acresce dispositivos ao Código Florestal Brasileiro. A proposta tem o objetivo de promover as mudanças necessárias para garantir a recomposição das áreas degradadas sem prejudicar a permanência do agricultor familiar no campo.

O PL 5020/2009 propõe que o Código Florestal passe a vigorar com os acréscimos de que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais de até um módulo fiscal (60 hectares) fiquem obrigados a recompor somente o correspondente a Área de Preservação Permanente. Proprietários de até dois módulos fiscais (120 hectares) devem recompor o mínimo de 20% da área incluindo a APP. Possuidores de imóveis rurais de dois até quatro módulos (240 hectares) ficam obrigados a recompor o mínimo de 50% de sua área, já incluído a APP.

Luta
Com forte preocupação quanto às implicações que o Código traz para o fortalecimento da agricultura familiar, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Rondônia tem realizado um processo de discussão em todo o Estado no sentido de propor alterações na referida Lei para beneficiar a agricultura familiar, afim de que esses agricultores possam continuar usando uma maior área de cultivo em suas propriedades.

A proposta do MSTTR é que para efeitos de recomposição do passivo ambiental haja uma diminuição do tamanho da área de reserva legal das propriedades da agricultura familiar.

Fonte: Assessoria

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Economia

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 16/07: César manda um vídeo para Maria de Fátima

Resumo da novela "Vale Tudo" em 16/07: no capítulo 093(*) da novela, Ivan e Heleninha discutem. César volta ao Brasil. Heleninha procura Raquel para tirar satisfações sobre a contratação de … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 16/07: César manda um vídeo para Maria de Fátima

Resumo “Dona de Mim” 16/07: Nina chantageia Danilo

Resumo da novela "Dona de Mim" em 16/07: no capítulo 069(*) da novela, Sofia apoia Rosa, que se entristece com mais um episódio de esquecimento. Nina desconfia de Danilo. Ryan teme que a mercadoria de … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 16/07: Nina chantageia Danilo

Resumo “Êta Mundo Melhor” 16/07: Zulma nota a ausência de Simbá

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 16/07: no capítulo 015(*) da novela, Candinho e Picolé comemoram, e Asdrúbal os alerta. Candinho entrega o dinheiro do resgate no local combinado, e Ernesto foge … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 16/07: Zulma nota a ausência de Simbá

Resumo “História de Amor” 16/07: Carlos conhece Alice

Resumo da novela "História de Amor" em 16/07: no capítulo 134(*) da novela, Alice é cercada de cuidados. Helena fica muito feliz ao ver a neta em casa. Carlos telefona para Helena, e promete uma … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 16/07: Carlos conhece Alice

Resumo “A Viagem” 16/07: Otávio demonstra interesse em Diná

Resumo da novela "A Viagem" em 16/07: no capítulo 047(*) da novela, Raul resolve dormir na sala para Andrezza dormir com a mãe. Fátima diz a Cininha que o pai do filho de Sofia deve ser Zeca. Bia … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 16/07: Otávio demonstra interesse em Diná

Copyright © 2025 ·

%d