• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pai ou mãe que incitar filho a odiar o outro pode perder a guarda e até ser preso

Pai ou mãe que incitar filho a odiar o outro pode perder a guarda e até ser preso

criado em: 22/06/2009,
última modificação: 22/06/2009 by Martha Ramazotti

Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4053/08, do deputado federal Regis de Oliveira (PSC-SP), que regulamenta a síndrome da alienação parental (caracterizada quando o pai ou mãe, após a separação, leva o filho a odiar o outro) e estabelece diversas punições para essa má conduta, que vão de advertência e multa até a perda da guarda da criança.

Com a lei, pais e mães que mentem, caluniam e tramam com o objetivo de afastar o filho do ex-parceiro serão penalizados. “Até agora não existia legislação para amparar as vítimas de alienação parental. Acredito que, com o projeto em vigor, quem programar o filho para odiar o ficará constrangido e acuado”, avalia o autor do projeto.

Cunhada em 1985, nos Estados Unidos, pelo psicanalista Richard Garnir, a expressão Alienação Parental é comum nos consultórios de psicologia e psiquiatria. E, há cinco anos, começou a aparecer em processos de disputa de guarda nos tribunais brasileiros. Inspirados em decisões tomadas nos EUA, advogados e juízes já usam o termo como argumento para regulamentar visitas e inverter guardas.

Formas de provar a alienação parental

De acordo com o projeto, após a denúncia de alienação parental, a Justiça determinará que uma equipe multidisciplinar formada por educadores, psicólogos, familiares, testemunhas e a própria criança ou adolescente sejam ouvidos. O laudo terá de ser entregue pela equipe à Justiça em até 90 dias. Se comprovada, a pena máxima será a perda da guarda do pai responsável. “A alienação parental é uma forma de abuso emocional, que pode causar distúrbios psicológicos capazes de afetar a criança pelo resto da vida, como depressão crônica, transtornos de identidade, sentimento incontrolável de culpa, comportamento hostil e dupla personalidade”, explica o deputado Regis de Oliveira.

O parlamentar argumenta que o problema ganhou dimensão na década de 80, com o aumento no número de separações, mas até hoje não recebeu adequada resposta legislativa.

Formas de alienação

De acordo com o projeto, são formas de alienação parental:

– realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;

– dificultar o exercício do poder familiar;

– dificultar contato da criança com o outro genitor;

– apresentar falsa denúncia contra o outro genitor para dificultar seu convívio com a criança;

– omitir deliberadamente do outro genitor informações pessoais relevantes sobre a criança, inclusive informações escolares, médicas e alterações de endereço;

– mudar de domicilio para locais distantes, sem justificativa, visando dificultar a convivência com o outro genitor.

A prática de algum desses atos, segundo a proposta, fere o direito fundamental da criança ao convívio familiar saudável, constitui abuso moral contra a criança e representa o descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.

Perícia e punição

Havendo indício da prática de alienação parental, o juiz poderá, em ação autônoma ou incidental, pedir a realização de perícia psicológica. O laudo pericial terá base em ampla avaliação, compreendendo, inclusive, entrevista pessoal com as partes e exame de documentos. O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrência de alienação parental deverá apresentar, em até 90 dias, avaliação preliminar indicando eventuais medidas provisórias necessárias para preservação da integridade psicológica da criança.

Se ficarem caracterizados atos típicos de alienação parental, ou qualquer conduta que dificulte o convívio da criança com genitor, o juiz poderá:

– declarar a ocorrência de alienação parental, advertir e até multar o alienador;

– ampliar o regime de visitas em favor do genitor alienado;

– determinar intervenção psicológica monitorada;

– alterar as disposições relativas à guarda;

– declarar a suspensão ou perda do poder familiar.

A alteração da guarda dará preferência ao genitor que viabilize o efetivo convívio da criança com o outro genitor, quando for inviável a guarda compartilhada.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, terá seu mérito examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 30/01: Crô visita Kasper e João Rubens

Resumo da novela "Três Graças" em 30/01: no capítulo 089(*) da novela, Ferette exige que retirem Crô de seu quarto. Paulinho procura Lígia, que o aconselha a falar com Gerluce. Misael aconselha … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 30/01: Crô visita Kasper e João Rubens

Resumo “Coração Acelerado” 30/01: Agrado visita Eliomar

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 30/01: no capítulo 017(*) da novela, João Raul se explica para seus fãs, e canta com Agrado, encantando a todos. Talita divulga o dueto de João Raul e Agrado, e … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 30/01: Agrado visita Eliomar

Resumo “Êta Mundo Melhor” 30/01: Olga e Sandra acreditam que Doris River tenha um segredo

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 30/01: no capítulo 179(*) da novela, Dita e Simbá vão para o sítio, e avistam Zulma e Zenaide na estrada. Celso leva Anabela até Estela, e conforta a amada. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 30/01: Olga e Sandra acreditam que Doris River tenha um segredo

Resumo “Terra Nostra” 30/01: Matheu acompanha Amadeo à delegacia

Resumo da novela "Terra Nostra" em 30/01: no capítulo 122(*) da novela, Gumercindo ordena que Juvenal impeça a entrada de Matheu na mansão. Juliana desabafa com Francesco; ele propõe arranjar um … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 30/01: Matheu acompanha Amadeo à delegacia

Resumo “Rainha da Sucata” 30/01: Betinho pede aos filhos que cuidem de Laurinha e morre

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 30/01: no capítulo 063(*) da novela, Edu diz a Maria do Carmo que Betinho não está bem e ela lhe pede que a procure se precisar de qualquer ajuda. Lona se … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 30/01: Betinho pede aos filhos que cuidem de Laurinha e morre

Copyright © 2026 ·

%d