• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Economia / O Branding e a (R)Evolução do Mercado Educacional Brasileiro

O Branding e a (R)Evolução do Mercado Educacional Brasileiro

criado em: 03/08/2009,
última modificação: 03/08/2009 by Martha Ramazotti

Há quem avalie que branding é algo relevante apenas para companhias com atuação no bens de consumo. Erro. A arte de definir marcas – e, por consequência, de influenciar o desejo do consumidor em relação a elas – é cada vez mais importante e estratégica. E isso vale para todos os setores, inclusive para o mercado educacional brasileiro.

Até a década de 1990, a grande massa das instituições de ensino superior – as IES – estavam focadas em investir em infra-estrutura,  algo que, ao longo dos anos, se transformou praticamente em commodity.

Foram pouquíssimas as que perceberam a necessidade de ir além e de mapear os desejos de seus alunos,operar com as melhores práticas de gestão e estabelecer relações mais estreitas com todos seus públicos.

Hoje, o setor vive este cenário de maneira mais intensa. São frequentes as notícias de expansões, fusões e aquisições  – o que explicita que as instituições de ensino superior operam em nova rotação.

Desse contexto mais dinâmico surge uma nova realidade, na qual a força das marcas e dos atributos que elas carregam tende a ganhar cada vez mais importância.

O principal resultado deste processo é que marcas e valores devem prevalecer, no futuro, sobre quesitos que, em muitos casos, ainda pesam com maior gravidade na escolha do estudante sobre a IES que ele cursará. São eles o valor das mensalidades e a localização da faculdade.

É por isso que, embora ainda seja reduzido o número de instituições que repensaram seu branding, ele vem crescendo e já há – caso do Grupo Ibmec Educacional – o primeiro movimento de redefinição de arquitetura de marca de espectro nacional.

Trata-se de uma tendência que, certamente, veio para ficar. Com mais IES, com o advento do ensino à distância e com oferta maior que demanda os atributos e as próprias marcas tendem a se tornar mais e mais fortes no momento da tomada de decisão da escola que se cursará.

Não é à toa. Escolher a faculdade é uma decisão com implicações poderosas no futuro de cada um que o faz. Pudera. A escolha define a dimensão da alavanca com a qual se pretende ascender no mercado de trabalho. Por isso, histórico e reputação serão cada vez mais valiosos para as escolas e importantes para compor suas forças.

É uma revolução do mercado de ensino, cujos efeitos tendem a ser positivos para todos. Afinal, se a escolha da faculdade se dá com base em seu histórico e reputação, isso mostra que a sociedade em questão evoluiu e valor e localização da escola deixam de ser os pontos fundamentais da escolha de uma faculdade para se tornarem itens de um rol maior e mais robusto de variáveis.

Renata Fontana é responsável pelo Marketing do Grupo Ibmec Educacional, formado pela Faculdade Ibmec e pela Veris Faculdades.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Economia

Sidebar primária

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3384 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3384, realizado na Terça-feira, dia 06/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotofacil 3384 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3384 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Últmo resultado da Timemania

Timemania: Resultado do concurso 2239 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Resultado da Timemania, concurso 2239, realizado na Terça-feira, dia 06/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Timemania 2239 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreTimemania: Resultado do concurso 2239 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Último resultado do Dia de Sorte

Dia de Sorte: Resultado do concurso 1060 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Resultado do Dia de Sorte, concurso 1060, realizado na Terça-feira, dia 06/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio do Dia de Sorte 1060 foi realizado há pouco, no Espaço da … [Ler Mais...] sobreDia de Sorte: Resultado do concurso 1060 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6722 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Resultado da Quina, concurso 6722, realizado na Terça-feira, dia 06/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Quina 6722 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na cidade … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6722 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Mega Sena: Resultado do concurso 2859 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Resultado da Mega Sena, concurso 2859, realizado na Terça-feira, dia 06/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Mega Sena 2859 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreMega Sena: Resultado do concurso 2859 sorteado Terça-feira 06/05/2025

Copyright © 2025 ·

%d