• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Mitos e verdades sobre pressão arterial

Mitos e verdades sobre pressão arterial

criado em: 09/09/2009,
última modificação: 09/09/2009 by Rita Carandina

Sal aumenta a pressão? O hipertenso pode fazer atividade física? Para esclarecer estas e outras dúvidas frequentes nos consultórios, o Dr. Hélio Castello, cardiologista-intervencionista e coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Bandeirantes, respondeu as perguntas: Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve? 

MITO: Pode elevar temporariamente o nível da pressão, mas não é a forma melhor de resolver. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão sal. A forma ideal para amenizar os desconfortos da pressão baixa é tomar muito líquido, por exemplo água e, caso esteja muito sintomático, deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

Dor de cabeça é sinal de pressão alta?
VERDADE: Pode ser, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão. Se sentir este mal por muitos dias, o ideal é ir ao médico.

O calor faz a pressão cair?
VERDADE: A alta temperatura provoca uma vasodilatação, associada a certo grau de desidratação e pode fazer a pressão cair.

Pressão alta provoca sangramento nasal?
VERDADE: Um dos sinais de pressão alta pode ser o sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos existentes na mucosa do nariz, mais frágeis à elevação da pressão. Isso não inclui o sangramento por trauma ou quando estamos muito gripados.

A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico?
VERDADE: Em alguns casos sim, principalmente quando os níveis de pressão não são muito altos, ou em pacientes em quem o excesso de peso é uma das causas do aumento da pressão. Porém, deve haver acompanhamento médico, sempre!

Hipertensos não podem fazer atividade física?
MITO: Eles podem fazer, mas após avaliação de um cardiologista, inclusive, dependendo da idade, com teste de esforço realizado previamente. Além disso, pode ser muito útil o acompanhamento de um professor de educação física. Os exercícios promovem melhor adaptação do coração e dos vasos às alterações fisiológicas que ocorrem nos momentos de estresse físico e mental, ajudam a perda de peso, melhoram o controle do diabetes e diminuem o estresse, pois propiciam maior socialização do indivíduo.

Histórico familiar de pressão alta indica que a pessoa será hipertensa?
MITO: Ela deve ficar atenta, mas não necessariamente terá o problema, embora o fator genético seja fundamental. Fatores como fumo, álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade também são relevantes para determinar quem será ou não hipertenso.

Quem tem hipertensão pode comer sal, mas em quantidades menores?
VERDADE: Pode comer, porém, em doses controladas. Isso vale também para quem não é hipertenso, porque o sal em excesso não é benéfico ao organismo.

Ficar horas sem comer pode provocar pressão baixa?
VERDADE: Pode provocar hipoglicemia (queda do açúcar do sangue) e também hipotensão, por este motivo e por desidratação.

10. Musculação ajuda a controlar a pressão alta?

Mito: O hipertenso pode fazer musculação apenas após avaliação criteriosa do cardiologista, lembrando que isso pode piorar a hipertensão.

SOBRE O HOSPITAL BANDEIRANTES

Localizado no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, o Hospital Bandeirantes tem 34 anos de existência e é referência em atendimentos de alta complexidade, com know-how nas áreas de atenção cardiovascular, oncologia, transplantes e cirurgias especializadas.. Fazem parte do Grupo Saúde Bandeirantes, junto com o Hospital Leforte, no Morumbi, Hospital Glória, na Liberdade, Hospital Lacan, para atendimento psiquiátrico, em São Bernardo do Campo, e Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 08/07: Celina fica chocada ao saber sobre crime de Fátima

Resumo da novela "Vale Tudo" em 08/07: no capítulo 086(*) da novela, Raquel pede desculpas a Ivan, mas se decepciona quando ele afirma que viajará com Heleninha. Leila oferece sua habilidade como … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 08/07: Celina fica chocada ao saber sobre crime de Fátima

Resumo “Dona de Mim” 08/07: Lúcio rouba Danilo

Resumo da novela "Dona de Mim" em 08/07: no capítulo 062(*) da novela, Leo confessa a Stephany que acredita que Samuel goste dela. Abel descobre que Vanderson está movendo uma ação pelo reconhecimento … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 08/07: Lúcio rouba Danilo

Resumo “Êta Mundo Melhor” 08/07: Maria reconhece o bebê de Candinho

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 08/07: no capítulo 008(*) da novela, Sabiá anuncia a Candinho que não houve sobreviventes no naufrágio do navio. Ernesto pede abrigo a Zulma, mas a prima o … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 08/07: Maria reconhece o bebê de Candinho

Resumo “História de Amor” 08/07: Bruno ajuda a levar Joyce ao hospital

Resumo da novela "História de Amor" em 08/07: no capítulo 127(*) da novela, Joyce sente dores fortes. A bolsa dela estoura. Na casa de Zuleika, todos ficam constrangidos com a presença de Sheila. … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 08/07: Bruno ajuda a levar Joyce ao hospital

Resumo “A Viagem” 08/07: O Mascarado leva Dedé e Naná a sua casa

Resumo da novela "A Viagem" em 08/07: no capítulo 041(*) da novela, Alberto aconselha Otávio a ser menos rude com os filhos. Téo diz que vai sair com amigos e estranha a indiferença de Diná. Agenor … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 08/07: O Mascarado leva Dedé e Naná a sua casa

Copyright © 2025 ·

%d