• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Saude e Vida / Ministro pede apoio aos médicos contra o A (H1N1)

Ministro pede apoio aos médicos contra o A (H1N1)

criado em: 05/05/2009,
última modificação: 05/05/2009 by Martha Ramazotti

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, enviou carta aos médicos de todo país com pedido de apoio e engajamento no combate à Influenza A (H1N1). Com a mensagem, ele espera que a categoria fique alerta e saiba onde e como se atualizar para fazer o diagnóstico e encaminhar possíveis casos suspeitos para centros onde o paciente poderá receber tratamento. Para tanto, os profissionais são aconselhados a visitar o site do Ministério da Saúde regularmente, onde poderão encontrar todas as informações importantes para o momento.

A carta foi encaminhada por meio dos conselhos de medicina (federal e regionais), sindicatos e associações médicas. Atualmente, apenas o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui 348 mil profissionais associados. A entidade publicou a carta do ministro Temporão no Portal Médico (www.portalmedico.org.br) para ampliar o acesso à informação. No total, cerca de 100 representações da categoria, espalhadas por todo o país, receberam o informe.

Segundo o CFM, o Portal Médico – um dos principais instrumentos de informação e atualização dos profissionais – recebe uma média de 3,3 mil visitas diárias. Por mês, são mais de 100 mil acessos. Além de ler o conteúdo da carta na página eletrônica, 30 mil médicos que forneceram os e-mails ao CFM receberão a carta nesta terça-feira (5). Os conselhos representativos de outras categorias de profissionais da saúde também receberão correspondência semelhante ainda esta semana.

A preocupação do ministro Temporão é manter os médicos, além de outros profissionais que estão na linha de frente do atendimento, devidamente informados sobre a situação da Influenza A (H1N1) no Brasil e no mundo. De acordo com ele, os profissionais são importantes multiplicadores de informações corretas que, durante uma simples consulta, podem ser reproduzidas a milhões de pacientes. Nesta abordagem, o ministro vê uma ferramenta para tranqüilizar o brasileiro e evitar o pânico desnecessário.

INFORMAÇÃO – Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou de 4 para 5 o nível de alerta de pandemia, Temporão pediu que todos os médicos fiquem atentos e acompanhem as ações e desdobramentos das medidas contra o novo vírus no Brasil. As informações podem ser acessadas no Portal da Saúde (www.saude.gov.br).

Ele ressaltou ainda na mensagem que, desde 25 de abril, quando a OMS comunicou sobre a circulação do vírus, o Ministério da Saúde instalou o Gabinete Permanente de Emergência, que vem atuando no monitoramento das informações, na orientação à tomada de decisões e na definição de medidas que contribuam para manter a segurança da população brasileira em relação ao Influenza A (H1N1). “O País vem se preparando, desde 2003, para o enfrentamento de uma possível pandemia, sendo que, inclusive, já existe um plano de contingência elaborado para situação semelhante”, disse.

No documento, o ministro assegura que o país atua fortemente no campo da vigilância epidemiológica, com ações em todos os aeroportos. E que há 54 centros de referência espalhados pelos estados para onde podem ser encaminhados casos suspeitos. A lista com os nomes das unidades também está disponível no site do Ministério da Saúde.

No momento, a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já informaram ao MS que preparam um material para distribuir para os profissionais de saúde e para a população brasileira. As duas entidades decidiram, de forma voluntária, apoiar o esforço de esclarecimento e produzir folders com informações sobre a doença, cuidados e procedimentos necessários para contê-la. Este material deve chegar aos consultórios na próxima semana.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Saude e Vida

Sidebar primária

Hábito de consumo de jogos digitais no Brasil atinge maior patamar dos últimos 5 anos

Dados da Pesquisa Games Brasil 2025 revelaram que o percentual de brasileiros com hábito de consumo de jogos digitais chegou ao maior patamar dos últimos 5 anos. Segundo as informações reveladas na … [Ler Mais...] sobreHábito de consumo de jogos digitais no Brasil atinge maior patamar dos últimos 5 anos

Resumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo da novela "Três Graças" em 08/11: no capítulo 018(*) da novela, Gerluce decide devolver o dinheiro e consegue sair pela janela do quarto, observada por Célio. Cristiano registra o momento em … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 08/11: no capítulo 166(*) da novela, Nina não acredita em Danilo, e exige que o rapaz se afaste de Filipa. Marlon pensa em Leo. Danilo pede que Leo leve novos … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 08/11: no capítulo 114(*) da novela, Samir avisa a Picolé e Asdrúbal sobre a ida de Zulma para o Rio de Janeiro. Sandra planeja comprar a casa de Celso. Zenaide … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 08/11: no capítulo 057(*) da novela, Juliana escapa na ponta dos pés, abre o portão e se joga nos braços de Matheu. Ele conta que largou tudo e que veio buscá-la … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Copyright © 2025 ·

%d