• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / MEC quer identificar onde estão as 680 mil crianças que não frequentam a escola

MEC quer identificar onde estão as 680 mil crianças que não frequentam a escola

criado em: 14/06/2009,
última modificação: 14/06/2009 by Rita Carandina

educaçãoO secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, fala sobre o levantamento que visa a identificar quem são e onde vivem as 680 mil crianças que estão fora da escola em todo o país

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) quer descobrir quem são e onde vivem as 680 mil crianças que estão fora da escola em todo o país.

Nesta semana, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou relatório que destaca as dificuldades de algumas populações no acesso à educação e na permanência na escola.

Crianças indígenas, moradoras do campo, quilombolas, negras e com deficiência física são as mais afetadas.

De acordo com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, uma equipe de estatísticos já conseguiu identificar 95 mil das 680 mil crianças a partir do cruzamento de diversos bancos de dados.

O trabalho começou pela Região Norte, apontada pelo Unicef como uma das mais problemáticas. Regiões como o Semiárido também serão foco da ação.

O ministério entrou em contato com 55 municípios para detectar o motivo pelo qual essas crianças não estão na escola, seja falta de acesso ou evasão.

O mapeamento mostra diferentes realidades: “Em alguns lugares o problema é de ônibus escolar, em outros de barco escolar e até de búfalo, porque em Marajó, nem ônibus nem barco resolvem. Em outras [regiões] é preciso construir escolas ou adaptar o calendário escolar aos fluxos migratórios de uma população que se desloca em tempos de colheita, por exemplo”, contou o secretário.

O relatório do Unicef aponta que “as desigualdades presentes na sociedade ainda têm um importante reflexo no ensino brasileiro”. Segundo o fundo, as populações mais vulneráveis são as mais privadas do direito de aprender. Para Lázaro, essa análise ajuda a focar um problema que é invisível para a sociedade.

“O Unicef coloca no centro do debate a questão da equidade e das desigualdades na educação. Para nós isso é muito bom, é um estímulo para a sociedade enxergar aquilo que não está visível.”

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) foi criada em 2004 justamente com a função de trabalhar a questão das desigualdades. Na avaliação de Lázaro, historicamente as políticas educacionais não foram fortes o bastante para enxergar as especificidades “desse público socialmente mais fragilizado”.

“Para eles, você tem que dar o que todos têm e mais um pouco, porque o ponto de partida desses públicos é inferior. Por isso o MEC tem muita clareza da necessidade de ações afirmativas, que não se reduzem a cotas. Ação afirmativa é também você reconhecer que a população indígena e a quilombola têm que ter um adicional de merenda para combater as dificuldades de acesso”, exemplificou.

Como cada uma dessas populações têm características distintas, não há uma fórmula específica para trabalhar a diversidade na educação, explica Lázaro.

“São situações muito complexa e distintas. Uma situação é a população das periferias nos grandes centros urbanos, outra é o atendimento adequando à população do campo. Também há a singularidade dos grupos indígenas e o atendimento aos quilombolas. Não há um único fator”, disse.

Mas, para o secretário, o fato de 97,6% das crianças estarem na escola deve ser comemorado. “O desafio agora é que todos permaneçam na escola e aprendam. A escola ainda não está conseguindo garantir a todos o direito de aprender. E, quando você olha quem não aprende, são sempre os pobres, os negros. Portanto a escola precisa dar mais um passo para que não seja um lugar a mais que reproduza a desigualdade.”

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3487 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3487, realizado na Segunda-feira, dia 15/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotofacil 3487 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3487 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Super Sete: Resultado do concurso 746 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Resultado do Super Sete, concurso 746, realizado na Segunda-feira, dia 15/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio do Super Sete 746 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreSuper Sete: Resultado do concurso 746 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Último resultado da Dupla Sena

Dupla Sena: Resultado do concurso 2860 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Resultado da Dupla Sena, concurso 2860, realizado na Segunda-feira, dia 15/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Dupla Sena 2860 foi realizado há pouco, no Espaço da … [Ler Mais...] sobreDupla Sena: Resultado do concurso 2860 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Último resultado da Lotomania

Lotomania: Resultado do concurso 2823 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Resultado da Lotomania, concurso 2823, realizado na Segunda-feira, dia 15/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotomania 2823 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreLotomania: Resultado do concurso 2823 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6827 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Resultado da Quina, concurso 6827, realizado na Segunda-feira, dia 15/09/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Quina 6827 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6827 sorteado Segunda-feira 15/09/2025

Copyright © 2025 ·

%d