• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Governo federal propõe mais integração entre estados da Amazônia

Governo federal propõe mais integração entre estados da Amazônia

criado em: 04/06/2009,
última modificação: 04/06/2009 by Rita Carandina

valverdeNa audiência pública, o deputado Eduardo Valverde de Rondônia (3º E/D) cobrou do governo efetivação dos planos de desenvolvimento.

O governo federal considera a falta de integração entre os governos dos estados da Amazônia como um dos pontos que dificultam a implementação de planos para o desenvolvimento da região.

A constatação foi apontada nesta quinta-feira por três representantes do governo. Eles participaram da audiência pública que discutiu a articulação de programas para a Amazônia, promovida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Segundo o diretor da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Alberto Carlos Lourenço Pereira, é difícil para o governo federal implementar ações em áreas de baixa governança e, por isso, deve ser construída uma articulação com os estados.

O assessor da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Johaness Eck, também apontou o problema de interlocução com os estados como desafio a vencer para desenvolver a região.

Já o diretor de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Pedro Pepeu, afirmou que os estados amazônicos vivem de costas uns para os outros e possuem mais relações econômicas com estados do Sul e do Sudeste do que entre si.

Mais coordenação
Apesar do diagnóstico apontado por eles, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que sugeriu o debate, cobrou um trabalho de coordenação do governo federal e formas de tornar efetivas as ações previstas em planos de desenvolvimento.

“Existem obras de infraestrutura [construção de rodovias, pontes, hidrelétricas] em andamento que estão impactando a vida das pessoas, a estrutura ambiental e urbanística da região. Um exemplo é a construção do complexo hidrelétrico do Madeira, em Rondônia”, disse.

“O que queremos é fortalecer o impacto positivo dessas obras e reduzir os negativos. Os 30 mil trabalhadores que serão incorporados à construção do complexo do Madeira deverão ser inseridos depois no mercado de trabalho.”

Programas
Um dos programas do governo federal para a Amazônia é o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 2008. Entre seus objetivos, está a promoção do desenvolvimento sustentável com valorização da diversidade e redução das desigualdades regionais.

A região conta ainda com o Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Noruega já fez uma primeira doação ao fundo, de 110 milhões de dólares, em março deste ano.

“A doação não significará perda de soberania brasileira sobre a região, pois o BNDES definirá a forma de alocação dos recursos”, explicou o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento da Secretaria-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Oliveira Pires, em resposta ao deputado Marcio Junqueira (DEM-RR).

Outro programa em fase de elaboração é o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), que está sendo elaborado em reuniões com secretários dos estados da região e representantes de ministérios e deverá ser concluído em agosto.

O diretor de planejamento da Sudam, Pedro Pepeu, explicou que os objetivos do plano incluem o fortalecimento da regularização fundiária e do turismo, a melhoria da infraestrutura de transporte e das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda, a redução do analfabetismo.

Agência Câmara

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 12/01: Joaquim se aproxima de Joélly

Resumo da novela "Três Graças" em 12/01: no capítulo 073(*) da novela, Joélly passa mal novamente, e Lígia pede ajuda a Joaquim. Joaquim se aproxima de Joélly, comovendo Lígia e Misael. Lorena acusa … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 12/01: Joaquim se aproxima de Joélly

Resumo “Coração Acelerado” 12/01: Agrado conhece João Raul

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 12/01: no capítulo 001(*) da novela, Agrado sonha em ser uma famosa cantora de música sertaneja. Zuzu convence Janete a levar Agrado a um concurso de música. … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 12/01: Agrado conhece João Raul

Resumo “Êta Mundo Melhor” 12/01: Túlio se revolta contra a Baronesa/Sandra

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 12/01: no capítulo 163(*) da novela, Baronesa/Sandra se insinua para Túlio e arma um suposto flagrante dos dois se beijando. Túlio se revolta contra a … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 12/01: Túlio se revolta contra a Baronesa/Sandra

Resumo “Terra Nostra” 12/01: Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente

Resumo da novela "Terra Nostra" em 12/01: no capítulo 106(*) da novela, Janete fica feliz ao saber que está livre das garras da justiça. Naná e José Alceu pedem que Antenor encontre Tiziu e Damião. … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 12/01: Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente

Resumo “Rainha da Sucata” 12/01: Laurinha convida rapazes ricos para o jantar de Adriana

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 12/01: no capítulo 049(*) da novela, Neiva e Maria do Carmo quase desistem da venda da casa, masacabam cedendo, pois precisam do dinheiro, Jonas ouve Edu … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 12/01: Laurinha convida rapazes ricos para o jantar de Adriana

Copyright © 2026 ·

%d