• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Estudo mostra que juros podem ser seis vezes menor

Estudo mostra que juros podem ser seis vezes menor

criado em: 22/06/2009,
última modificação: 22/06/2009 by Rita Carandina

Análise indica também que a Selic e as taxas que chegam ao consumidor nunca foram proporcionais em 10 anos; entidade defende quedas regulares entre as duas taxas

Estudo inédito realizado pela Fecomercio aponta que existem diferenças enormes entre empréstimos de carteiras muito parecidas, como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e o empréstimo pessoal. A taxa de juros média equivale hoje a 134% ao ano, sendo que a menor taxa é de 41% ao ano para o CDC em bancos e a maior é de 259% ao ano para o empréstimo pessoal em financeiras. “Ou seja, os juros poderiam ser seis vezes menor se o consumidor optasse pelo empréstimo mais barato. E mesmo assim as financeiras e os bancos teriam lucro”, analisa Antonio Carlos Borges, economista e diretor-executivo da Fecomercio.
A Federação também avaliou a Selic, uma das principais taxas que contribui para a definição dos juros para o consumidor. De acordo com a análise, dentro de um período de quase uma década, o custo de captação de bancos e financeiras e o custo de repasse final do dinheiro nunca foram proporcionais, e as contínuas quedas não estão sendo um estímulo para uma redução também para o consumidor.

Entre janeiro de 2000 e abril de 2009, dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostram que a Selic caiu de 19% para 11,25% (uma queda de 41%) e a taxa média de juros ao consumidor caiu de 163% para 134%, uma queda de meros 18%.

“As consecutivas quedas na taxa Selic não têm se aproximado àquelas praticadas para o consumidor. E apenas a redução do custo básico do dinheiro não vai resolver o problema do enorme spread bancário. Cabe ao governo e, principalmente, ao consumidor pressionar a redução dessa diferença entre taxas”, afirma Borges.

Segundo o economista, esse grande diferencial pode ser explicado por conta do campo fértil que as instituições financeiras encontram para praticar taxas de juros discriminadas e muito elevadas. “Os bancos culpam o risco, os custos administrativos dos compulsórios e dos tributos, para cobrar altas taxas de spreads. Essa realidade não será alterada apenas por vontade própria dessas instituições financeiras. Cabe ao consumidor analisar as melhores opções.”

A Federação avaliou as diversas modalidades de empréstimos entre financeiras e bancos. Em abril, o custo de empréstimo pessoal em financeiras foi de 11,24%, enquanto em bancos, 5,39%. Se o mesmo empréstimo fosse feito por CDC, o custo seria ainda menor, de 2,88%.

A Fecomercio aponta algumas saídas para resolver a questão: 1) o governo deve reduzir a tributação, fiscalizar práticas abusivas e garantir acesso à informação; 2) as instituições financeiras devem reduzir os custos administrativos e a margem de lucro; e 3) os consumidores devem pesquisar as linhas de crédito existentes e suas condições.

Borges afirma que o consumidor parece ser passivo a esses diferenciais devido à falta de informação sobre o tema e de sensibilidade ao custo dos financiamentos que toma. Segundo o economista, o consumidor não deve aceitar a primeira oferta. Ele tem de tentar negociar dívidas e condições. “A troca de banco, cartão e financeira também é uma estratégia para tornar as taxas dos bancos mais competitivas”, sugere o economista. “E o governo também tem sua parcela de culpa quando não pratica a fiscalização de taxas abusivas e também não reduz impostos. Portanto, há um conjunto de fatores que não deixam a taxa de juros ao consumidor flutuar mais atrelada à Selic”, finaliza.

A Federação tem serviços exclusivos para auxiliar o pequeno e médio empresário a obterem financiamentos de créditos com mais facilidades.

Sobre a Fecomercio

A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa 151 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 600 mil empresas, um universo que corresponde a 10% do PIB brasileiro e gera em torno de cinco milhões de empregos.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 23/02: Raul se desespera ao não poder ver a filha

Resumo da novela "Três Graças" em 23/02: no capítulo 109(*) da novela, Jorginho fica emocionado ao ouvir um choro de criança. Herculano tenta tranquilizar Lena. Samira avisa a Lena que a criança … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 23/02: Raul se desespera ao não poder ver a filha

Resumo “Coração Acelerado” 23/02: Nora avisa que Eliomar deixou um testamento

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 23/02: no capítulo 037(*) da novela, Eliomar pede que Janete e Zilá façam as pazes. Giovana invade a casa de João Raul sem que ninguém perceba. Eliomar falece, … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 23/02: Nora avisa que Eliomar deixou um testamento

Resumo “Êta Mundo Melhor” 23/02: Zé dos Porcos afirma que Aladim é seu filho

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 23/02: no capítulo 198(*) da novela, Dita comenta com Estela que teme o que Candinho pode fazer para libertá-la da prisão. Zulma anuncia a Zenaide e as crianças … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 23/02: Zé dos Porcos afirma que Aladim é seu filho

Resumo “Terra Nostra” 23/02: Luiza encontra o quarto de Josué vazio e faz intriga com Marco Antônio

Resumo da novela "Terra Nostra" em 23/02: no capítulo 142(*) da novela, Rosana faz planos para o dia seguinte quando Matheu vai buscar Marinho para passear. Juliana pede para ir junto com o marido no … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 23/02: Luiza encontra o quarto de Josué vazio e faz intriga com Marco Antônio

Resumo “Rainha da Sucata” 23/02: Edu ouve Maria do Carmo falar da história de Dalva

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 23/02: no capítulo 077(*) da novela, Rafael revela a Alaíde que é mais velho do que Adriana e fica chocado ao saber que não é filho de Betinho. Laurinha diz a … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 23/02: Edu ouve Maria do Carmo falar da história de Dalva

Copyright © 2026 ·

%d