• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / cooperação em todos os elos da produção

cooperação em todos os elos da produção

criado em: 30/04/2009,
última modificação: 30/04/2009 by Rita Carandina

No nordeste brasileiro, a modernização da agricultura destruiu o algodão arbóreo, uma planta perene que resistia à seca e integrava o sistema sustentável na lavoura do semi-árido, trazendo do sul temperado do país o algodão herbáceo. Modernizada apenas aparentemente, o alto consumo de fertilizantes químicos e venenos sintéticos foram subsidiados pelo crédito bancário, fortalecendo as estruturas coloniais de dependência na região. As sementes eram vendidas pelo governo do Estado e os demais insumos pelas transnacionais sediadas em São Paulo.
Foi no contexto de migração, evasão da riqueza, desorganização social e dependência de políticas assistencialistas resultantes, aliado à demanda internacional por “algodão orgânico”, que nasceu a idéia de uma cadeia produtiva do algodão agroecológico, um produto que, do começo ao fim, fosse desenvolvido de forma solidária, valorizando tanto o trabalho como a qualidade e a sustentabilidade ambiental.
O ponta-pé inicial foi a produção das bolsas para o Fórum Social Mundial de 2005, quando os empreendimentos da confecção desafiaram-se e adquiriram tecido de uma cooperativa de tecelagem, que, por sua vez, comprou o fio de outra cooperativa de fiação, fazendo, assim, acontecer uma outra Economia: as bolsas foram confeccionadas pela Cadeia Produtiva Solidária do Algodão, que, então, ainda não era o ecológico. Desde este início em 2004, o processo vem dando passos importantes. A criação da marca JUSTA TRAMA em 2005 e a criação da Central JUSTA TRAMA em 2007 são alguns deles.
São cerca de 700 trabalhadores em cinco estados do Brasil, homens e mulheres, agricultores, coletores de sementes, fiadoras, tecedores e costureiras. Os empreendimentos destes trabalhadores e trabalhadoras cobrem todos os elos da indústria têxtil – do plantio do algodão à roupa e quem está na produção da roupa JUSTA TRAMA é também o proprietário da marca.
A produção se dá em cinco etapas. A primeira é a do algodão agroecológico, em 9 municípios do Estado do Ceará, onde agricultores familiares associados plantam, beneficiam e comercializam o algodão em pluma para o resto da cadeia. As duas etapas seguintes acontecem em São Paulo. O algodão é enviado para a Cooperativa Nova Esperança – CONES, em Nova Odessa, que produz do fio de algodão e depois, na terceira etapa, o fio vai para o município de Santo André, onde a STILUS COOP transforma o fio em malha.
A quarta etapa, a confecção das roupas, é feitas por duas cooperativas do Sul do país. A Cooperativa de Costureiras UNIVENS, de Porto Alegre/RS, e COOPERATIVA FIO NOBRE, de Itajaí/SC. E a quinta etapa, extração das sementes para serem aplicadas nas peças de vestuário em forma de bordados, botões e outros acessórios, é realizada pela Cooperativa Açaí, que fica em Porto Velho, Rondônia.
O modelo produtivo em que não se prejudica a natureza e onde os maiores beneficiários são aqueles que atuam direta ou indiretamente com o algodão, contribui com a fixação do homem no campo e a geração de trabalho e renda digna e estável no meio rural. Com o beneficiamento do caroço do algodão compõe-se ainda um conjunto de estratégias de sobrevivência de grande importância social e econômica para a região.
A produção está em vias de obter a certificação, o que deverá incentivar o comércio internacional. As vendas diretas das peças vêm ocorrendo através de eventos e feiras de Economia Solidária e, de modo especial, por telefone e pelo site. A marca JUSTA TRAMA é cada dia mais demandada e cresce respeitando, sempre, o planeta e o bem-estar de quem planta. A solidariedade vai do primeiro ao último elo da cadeia produtiva: nós, os consumidores.

Por Elizabeth Horta Correa

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3609 sorteado Segunda-feira 09/02/2026

Resultado da Lotofacil, concurso 3609, realizado na Segunda-feira, dia 09/02/2026 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotofacil 3609 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3609 sorteado Segunda-feira 09/02/2026

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6949 sorteado Segunda-feira 09/02/2026

Resultado da Quina, concurso 6949, realizado na Segunda-feira, dia 09/02/2026 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Quina 6949 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6949 sorteado Segunda-feira 09/02/2026

Top 10 Lugares para Visitar na Itália para Quem Vai Pela Primeira Vez

A Itália é um daqueles países que parecem familiares mesmo antes da primeira visita. Talvez seja por causa da história que estudamos na escola, dos filmes, da comida ou da arte que já vimos tantas … [Ler Mais...] sobreTop 10 Lugares para Visitar na Itália para Quem Vai Pela Primeira Vez

Resumo “Três Graças” 10/02: Gerluce fica petrificada ao ser convocada por Paulinho

Resumo da novela "Três Graças" em 10/02: no capítulo 098(*) da novela, Zenilda confronta Ferette e Arminda. Consuelo garante a Misael que não falará nada para a polícia. Ferette se nega a deixar sua … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 10/02: Gerluce fica petrificada ao ser convocada por Paulinho

Resumo “Coração Acelerado” 10/02: Leandro encontra Xavier

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 10/02: no capítulo 026(*) da novela, Leandro assiste ao show de Agrado. João Raul percebe que Naiane armou para ficar sozinha com ele. Agrado estranha ao não … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 10/02: Leandro encontra Xavier

Copyright © 2026 ·

%d