• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Brasil vai defender criação de indicador para avaliar evolução de medidas anti-racismo

Brasil vai defender criação de indicador para avaliar evolução de medidas anti-racismo

criado em: 19/04/2009,
última modificação: 16/12/2011 by Martha Ramazotti

 

racismo Chefe da delegação brasileira na Conferência de Revisão de Durban, que vai avaliar e ampliar o acordo contra a discriminação racial definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001, o ministro da Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, vai defender a criação de um indicador para avaliar a evolução das medidas de redução da discriminação racial. A reunião começa amanhã (20) e vai até sexta-feira (24) na sede da ONU em Genebra (Suíça).
A definição de um indicador, nos moldes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), permitiria o acompanhamento das políticas de promoção da igualdade racial, na avaliação do ministro. A implementação efetiva dos mecanismos anti-discriminação definidos pela ONU nos países é uma das principais demandas da sociedade civil.
“O indicador seria um mecanismo que medisse a evolução da sociedade na promoção da igualdade racial a partir dos mecanismos de discriminação positiva, de formação de jovens universitários, de acesso ao trabalho, à saúde. São indicadores que nos permitiriam avaliar a redução da desigualdade racial no mundo a partir desses dados, dessas políticas”, detalhou o ministro, em entrevista à Agência Brasil.
De acordo com o diretor-executivo da organização não-governamental Ágere Cooperação em Advocacy e secretário nacional de ações com a sociedade e governo da Comunidade Bahá´í,  Iradj Roberto Eghrari, nomeado relator da Conferência da ONU, a criação de um indicador específico para desigualdade racial “ainda é alvo de negociação”.
O que já está no documento prévio da reunião – e que deverá ser ratificado pelos ministros de Estado no fim da semana – é a obrigação de coleta de dados e desagregação das informações de acordo com a raça ou etnia, por exemplo.
“Esse é o primeiro passo para depois falar de índices. Alguns países estão distantes até da coleta de dados. Há países na América Latina cujo censo não diz quem é branco e quem é negro, dizem que não fazem isso porque seria uma medida de discriminação. Claro que não. Se eu não souber como o negro é tratado no hospital público em relação a como o branco é tratado, jamais vou conseguir saber como melhorar o atendimento ao negro”, argumentou.
A adoção de ações afirmativas também será defendida pela delegação brasileira, segundo Edson Santos. “Acreditamos que essas experiências para os segmentos vulneráveis do ponto de vista social são os mecanismos que abrirão oportunidades para qualificação e inserção nas carreiras mais sofisticadas do mercado de trabalho”, comentou, em referência à política de cotas de acesso a universidades públicas.
Santos acredita em uma convergência entre países ocidentais e orientais sobre os temas da reunião e afirmou que o Brasil deverá manter a “postura de mediação” adotada na Conferência de Durban em 2001. “Nosso papel deverá ser de busca de consensos para garantir avanços em torno da agenda de Durban.”

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 01/12: Arminda tenta impedir que Gerluce vá embora

Resumo da novela "Três Graças" em 01/12: no capítulo 037(*) da novela, Pastor Albérico aconselha Joélly a conversar com Gerluce. Lorena recebe bombons de Juquinha. Xênica conta a Zenilda sobre os … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 01/12: Arminda tenta impedir que Gerluce vá embora

Resumo “Dona de Mim” 01/12: Telma faz uma proposta de trabalho para Leo e Caco

Resumo da novela "Dona de Mim" em 01/12: no capítulo 184(*) da novela, Rosa se prepara para a nova audiência de sua curatela, e Ayla a ajuda. Samuel comenta com Vivian que acredita que Jaques esteja … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 01/12: Telma faz uma proposta de trabalho para Leo e Caco

Resumo “Êta Mundo Melhor” 01/12: Lúcio e Tales planejam enganar Ernesto

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 01/12: no capítulo 132(*) da novela, Celso garante a Zulma que revelará a verdade sobre Samir a Candinho. Estela e Dita pensam em como descobrir se Zulma … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 01/12: Lúcio e Tales planejam enganar Ernesto

Resumo “Terra Nostra” 01/12: Juliana dá de cara com Francesco

Resumo da novela "Terra Nostra" em 01/12: no capítulo 074(*) da novela, Marco se reconcilia com a mãe e até beija as mãos dela. Mariana decide: se necessário, vai embora com Francesquinho. Antenor … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 01/12: Juliana dá de cara com Francesco

Resumo “Rainha da Sucata” 01/12: Laurinha não tem coragem de se declarar para Edu

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 01/12: no capítulo 021(*) da novela, Edu não sabe o que dizer a Maria do Carmo, que afirma que ele não lhe deve nada. Laurenza cancela a bolsa de Caio. Paula vê … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 01/12: Laurinha não tem coragem de se declarar para Edu

Copyright © 2025 ·

%d