• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Saude e Vida / Alunos de Medicina têm aulas de teatro para aprender a lidar com situações críticas

Alunos de Medicina têm aulas de teatro para aprender a lidar com situações críticas

criado em: 24/08/2009,
última modificação: 24/08/2009 by Martha Ramazotti

Jogos dramáticos auxiliam estudantes de Medicina a enfrentar situações rotineiras, muitas vezes críticas, como anunciar uma notícia de uma doença terminal a um paciente. O recurso inovador vem sendo utilizado com sucesso há cinco anos para simulações em atendimentos, no curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

A técnica trazida pelo psiquiatra e professor do curso de Medicina, Sérgio Gemignani, visa capacitar o estudante para reconhecer as reações dos pacientes e familiares frente à doença, bem como suas próprias emoções diante dos conflitos. Em sala de aula, os alunos simulam situações vivenciadas no contato com os pacientes, durante o Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade (PISCO), tanto em visitas domiciliares, quanto em Unidades de Saúde da Família.

“As atividades realizadas em classe antecipam reações presenciais e sinalizam como tomar a melhor decisão, em determinadas situações. Para tanto, introduzimos jogos dramáticos, em cenas improvisadas, previamente escolhidas de textos médicos correlatos. Todos participam, tanto os atores, quanto a platéia”, afirma Gemignani, que também coordena as atividades de Tutoria para os alunos do terceiro ano do curso.

Os trabalhos acontecem em consultórios adaptados, munidos de espelho unidirecional e sistema de captação sonora, que possibilitam os professores observar externamente as cenas, sem o constrangimento dos alunos. Após a simulação, os estudantes são avaliados por meio de um questionário, que sinaliza como as informações estão sendo processadas.

Os pacientes atores são escolhidos na Oficina Livre de Teatro da Universidade e no próprio curso de Medicina. “Nesse caso, eles são escolhidos aleatória e voluntariamente durante a aula, com o objetivo de vivenciar situações corriqueiras do dia-a-dia. O improviso, a falta de figurino ou qualquer maquiagem fazem parte da ação. A riqueza de detalhes fica a cargo do imaginário, bem como os conflitos internos que possam ser decorrentes das atuações. Trata-se de um processo de projeção, quando detectamos a necessidade de ensinar, discutir, corrigir ou mesmo aprender com nossos aprendizes”, explica o professor.

Segundo ele, os resultados têm sido surpreendentes. “Centrada no estudante e orientada ao paciente, a metodologia permitiu uma modificação do olhar diagnóstico do futuro médico, melhorou a interação do trabalho em equipe e o entendimento dos pacientes, familiares e comunidade, em relação à promoção de saúde, prevenção e reabilitação das doenças usando técnicas adequadas de Comunicação”, afirma.

Simulação Realística – Além dos jogos dramáticos, robôs auxiliam estudantes de Medicina a realizar procedimentos que até então só poderiam ser aprendidos na prática, como salvar vítimas de infarto cardíaco, coma diabético e intoxicações. A simulação tem possibilitado evoluções como essas e contribuído para reduzir erros médicos.

Na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) o recurso vem sendo utilizado com sucesso no Laboratório de Simulação Realística. Trata-se de um centro de treinamento que reproduz situações críticas de um pronto-socorro e de uma Unidade de Terapia Intensiva, montado a partir da experiência do Centro de Simulação Realística do Hospital Chaim Sheba, de Tel-Aviv, em Israel, que é especializado em pacientes críticos e vítimas de grandes traumatismos. O Laboratório de Simulação Realística da Universidade Cidade de São Paulo conta com diversos ambientes e equipamentos como simuladores integrados a computadores com programas específicos e controlados pelo professor. A avaliação do processo é contínua e acompanhada por diferentes avaliadores e estudantes.

De acordo com o diretor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo, professor José Lúcio Martins Machado, nesse espaço os alunos simulam por meio de cenários clínicos, experiências da vida real que irão encontrar na vida profissional. “No boneco ou simulador é possível fazer treinamentos que não poderiam ser feitos sistemática e repetidamente em seres humanos, garantindo o aprendizado. A experiência adquirida diminui a possibilidade de erros e proporciona mais segurança ao enfrentar uma situação real.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 05/02: Arminda atenta contra Joélly

Resumo da novela "Três Graças" em 05/02: no capítulo 094(*) da novela, Arminda deixa clara sua insatisfação com a presença de Jorginho. Paulinho fornece a placa do carro de Claudia para Juquinha … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 05/02: Arminda atenta contra Joélly

Resumo “Coração Acelerado” 05/02: Agrado se entende com Eliomar

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 05/02: no capítulo 021(*) da novela, Naiane acusa Agrado e Eduarda de fazerem um complô contra ela. João Raul se nega a dividir um comercial com Naiane. Vilma e … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 05/02: Agrado se entende com Eliomar

Resumo “Êta Mundo Melhor” 05/02: Candinho questiona se Celso sabe que Sandra está viva

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 05/02: no capítulo 184(*) da novela, Candinho garante a Simbá que resgatará Samir. Estela revela toda a verdade sobre Anabela e Ernesto para Túlio. Asdrúbal e … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 05/02: Candinho questiona se Celso sabe que Sandra está viva

Resumo “Terra Nostra” 05/02: Luíza desconfia de Janete e Josué

Resumo da novela "Terra Nostra" em 05/02: no capítulo 127(*) da novela, Leonor ajuda a colher as uvas dos Cereser. Anacleto se aborrece por não ter o que fazer, Francesco promete arranjar-lhe … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 05/02: Luíza desconfia de Janete e Josué

Resumo “Rainha da Sucata” 05/02: Armênia confessa que Renato a está chantageando

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 05/02: no capítulo 067(*) da novela, Laurinha convence Edu a não se mudar. Jonas não consegue que Caio e Adriana acreditem que Renato fez apenas uma encenação … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 05/02: Armênia confessa que Renato a está chantageando

Copyright © 2026 ·

%d