Confira dicas para curtir o Carnaval sem causar danos à saúde

Folião que se preza cuida bem do organismo para aproveitar ao máximo o agito do Carnaval. Confira a seguir algumas dicas de saúde e divirta-se:

Evite complicações
Fazer sexo só com camisinha. Essa é a melhor forma de se prevenir contra as DSTs (sigla para Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Haja preparo físico
Na maioria das cidades, o Carnaval chega muito antes dos dias de feriado. São muitos blocos de rua para curtir e festejar, e cuidar do preparo físico ajuda muito. O Carnaval pode ajudar ainda a deixar de lado o sedentarismo. Aproveite para incluir exercícios físicos à sua rotina. Pode ser uma caminhada diária ou qualquer outro tipo de exercício. O importante é se movimentar.

Mantenha-se hidratado
Beba muita água para aguentar o tranco. O ideal é fazer isso mesmo sem sentir sede. Lembre-se, bebida alcoólica não mata a sede e provoca a desidratação do organismo. O aconselhável é ingerir 200 ml de água a cada 15 minutos.

Sem exageros
Se consumir bebidas alcoólicas, beba com moderação. Os efeitos do álcool podem resultar em acidentes, discussões e brigas. De quebra, ajuda a se sentir bem durante e no dia seguinte, pois evita náuseas e ressacas, entre outros efeitos colaterais.

Alimente-se adequadamente
Dê preferência para comidas leves, verduras e frutas, de preferência, conservadas de forma adequada. As frutas são excelentes para hidratar o corpo. Além disso, possuem fibras, que melhoram a digestão, e açúcar natural para repor a energia.

Dê um tempo
O sono também colabora para repor a energia dispensada para acompanhar os blocos de rua. Quando cansar, pare e respeite os limites do corpo. Dormir de seis a oito horas por dia ajuda a se manter firme e disposto.

Use proteção
Se for brincar com o sol a pino, use protetor solar.

Do Portal do Governo SP